Pedagogia, perguntado por alinefernanda2013, 10 meses atrás

preciso de um relatório sobre o vídeo do Julio Furtado sobre gestão escolar​

Soluções para a tarefa

Respondido por ygda2005
0

Resposta:

A concepção que o professor tem de aprendizagem é outro fator determinante de uma efetiva gestão da aprendizagem. Partimos do princípio que, essencialmente, o professor precisa perseguir a aprendizagem significativa e, dessa forma, precisa voltar seus esforços para que o aluno construa sentido sobre o conteúdo e para que esse sentido se converta em significado. A interação cultural entre professor e alunos mais uma vez figura como essencial para que o professor facilite a construção de sentido, já que tal processo é fruto da relação entre o conteúdo novo e o repertório cultural dos estudantes. A conversão do sentido em significado, que é o conceito socialmente aceito e cientificamente comprovado, dependerá da maior ou menor habilidade do professor em fazer mediações didáticas.

Outro sub processo da gestão da sala de aula é a gestão da conduta. Há um consenso entre os educadores de que a disciplina é necessária para que a aprendizagem ocorra da maneira satisfatória. A questão central nesse aspecto é o que entendemos por disciplina. Caso o professor tenha uma concepção de disciplina como algo unilateral, fruto da idealização de comportamentos preconcebidos, fazer a gestão da conduta resumir-se-á a estabelecer um conjunto de regras e procedimentos dos quais não se poderá fugir e, caso ocorra, deixar claras as punições. A experiência mostra, porém, que tal concepção não é efetiva na realidade da escola e dos alunos no mundo de hoje, o que nos leva a concluir que fazer gestão da conduta é implementar um processo educativo e participativo de tomada de consciência e de desenvolvimento da autonomia.

Finalmente, a gestão da interação cultural fecha o processo de gestão da sala de aula. Gerir a interação cultural é fazer com que os alunos nos vejam como pessoas e, ao mesmo tempo, percebê-los da mesma forma. Isso depende de diálogo, de real interesse pelo outro, de validação do repertório cultural que o outro traz. Acreditamos que esse processo é central para a efetividade da gestão da aprendizagem e da conduta.

Explicação:

Perguntas interessantes