História, perguntado por luluana161, 1 ano atrás

preciso de um relatório sobre o filme Hq- Gen pés descalço ..


luluana161: preciso de um resumo sobre esse filme.

Soluções para a tarefa

Respondido por evansmisel
3

Logo após o fim da segunda grande guerra, os japoneses - derrotados - foram proibidos pelo governo americano de escrever a realidade da bomba, mas com o tratado de paz algumas obras foram liberadas alguns anos depois, desde que não mostradas ao povo americano. Gen foi uma delas.

O filme Gen Barefoot (Hadashi no Gen, Japão, 1983) é uma adaptação da história em quadrinhos homônima, escrita por Keiji Nakazawa (1939-Hiroshima). Publicada no ano de 1973 no semanário Shukan Shonen Jampu, a obra foi divida e republicada em quatro partes. Gen é uma obra semi-auto-biográfica que relata o que o autor viveu após a explosão da bomba atômica.

Em 1976 foi iniciado o Projeto Gen, cujo objetivo era traduzir e mostrar a mensagem da obra para outros países e culturas. Gen foi o primeiro mangá a ser traduzido para a Europa e Estados Unidos, onde recebeu críticas negativas por mostrar imagens muito realistas das conseqüências da bomba atômica. Com o enorme sucesso obtido pelos quadrinhos no Japão, a história foi transformada em animação no ano de 1983, porém somente um resumo das três primeiras partes da história são mostradas no filme.

Na transformação para as telas muitos aspectos foram deixados de lado, como o preconceito sofrido pela família por ser contra a guerra e o fato de terem um vizinho e amigo coreano, tratado no Japão com muita discriminação. Outra diferença é que na HQ, o menino Gen tem dois irmãos mais velhos, Koji, que participa da força aérea japonesa e briga com o pai, e Akira, que foi mandado para o campo, assim como muitos de sua idade, para garantir a comida do exército. Mesmo assim o longa-metragem relata fielmente o sofrimento das pessoas tão bem desenhado nas páginas do mangá.

O filme conta a história de Gen Nakaoka, um garoto de 7 anos de idade, e relata como ele, seu pai, mãe (que estava grávida) e irmãos, sobreviviam durante a Segunda Guerra Mundial na cidade japonesa de Hiroshima. Os personagens são constantemente aterrorizados pela fome, pois grande parte de seus ganhos tinha que ir para o Estado, e também devido à escassez gerada pelos ataques aéreos americanos. O pai de Gen é agricultor e artesão de chinelos. No seu discurso contra a guerra ele criticava os loucos do governo que os colocaram nesta situação e, mesmo sendo massacrados pelos aliados, não se rendiam.

No dia 6 de agosto, um avião solitário sobrevoa Hiroshima e lança uma bomba de efeito muito maior do que as outras já vistas até então, a terrível bomba atômica. Gen sobrevive devido a uma coincidência e quando volta para casa vê que somente sua mãe está salva. Seu pai e irmãos estão presos sob o teto desmoronado de sua casa. Depois de alguns dias sua matriarca entra em trabalho de parto e dá a luz a uma menina chamada Tomoko.

Em uma Hiroshima totalmente destruída, Gen procura por comida e médicos mas só encontra corpos se deteriorando e pessoas moribundas com suas peles derretendo. Conforme o tempo vai passando, aparecem alguns efeitos da radiação, como a chuva negra. Nas pessoas que estavam no local, como o próprio protagonista da história, surgem sintomas como desinteria, frio e perda de cabelos.

Gen trata sobre a Segunda Guerra Mundial na visão dos civis japoneses, cujo país que entrou para o Eixo, e conseqüentemente no conflito, devido aos seus governantes burocratas. A obra traz um relato muito chocante e real sobre um fato que é historicamente visto apenas pelo lado dos americanos, como algo muito bom e que acabou com a Guerra, um ato de bondade realizado pelos xerifes do mundo. Como o próprio autor viveu no cenário descrito pelo filme ele pôde nos mostrar como tudo realmente aconteceu, fazendo-nos viver tudo o que ele e o povo japonês passaram e com o intuito maior de impedir que isso volte a ocorrer.


Perguntas interessantes