preciso de um relatório que fale sobre a parasitologia ,mas que aborde todo assunto ...
alguem por favor pra mim ajuda
Soluções para a tarefa
Introdução
(...)
Ao iniciar o estudo da parasitologia é conveniente que você se lembre de alguns dos conceitos básicos utilizados na Parasitologia. São eles:
- agente etiológico = é o agente causador ou o responsável pela origem da doença. pode ser um vírus, bactéria, fungo, protozoário ou um helminto.
- endemia - quando o número esperado de casos de uma doença é o efetivamente observado em uma população em um determinado espaço de tempo.
- doença endêmica - aquela cuja incidência permanece constante por vários anos, dando uma idéia de equilíbrio entre a população e a doença.
- epidemia - é a ocorrência, numa região, de casos que ultrapassam a incidência normalmente esperada de uma doença.
- infecção - é a invasão do organismo por agentes patogênicos microscópicos.
- infestação - é a invasão do organismo por agentes patogênicos macroscópicos.
- vetor - organismo capaz de transmitir agentes infecciosos. O parasita pode ou não desenvolver-se enquanto encontra-se no vetor.
- hospedeiro - organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando as condições de sobrevivência. o hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para a parasita.
- hospedeiro definitivo - é o que apresenta o parasito em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual.
- hospedeiro intermediário - é o que apresenta o parasito em fase larvária ou em fase assexuada.
- profilaxia - é o conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação ou controle das doenças ou de fatos prejudiciais aos seres vivos.
O parasita é:
é um organismo vivo que necessita obrigatoriamente de outro para sobreviver, o explorando de alguma forma e causando diferentes tipos de danos a ele. O hospedeiro é raramente morto, já que essa é a fonte de alimentação e sobrevivência do parasita, ou seja, este também morre. Um parasita pode ser:
Ectoparasito: vive externamente ao corpo do hospedeiro Endoparasito: vive dentro do corpo do hospedeiro
Hiperparasito: parasita outro parasito
Parasito errático: vive fora do seu habitat ou de seu hospedeiro normal.
Parasito oportunista: é aquele que usualmente vive no paciente sem provocar nenhum dano (infecção inaparente), mas em determinados momentos se aproveita da baixa resistência do paciente de desenvolver doenças graves.
Classificação quanto à especificidade parasitária:
Estenoxenos: afetam somente uma espécie hospedeira, ou de um grupo de espécies muito próximas.
Eurixenos: apresentam ampla variedade de hospedeiro. Classificação quanto ao tipo de ciclo vital
Monoxenos: parasitos exigem somente um hospedeiro, sem necessidade de hospedeiro intermediário.
Heteroxenos: as formas biológicas são encontradas em mais de um hospedeiro (hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo). Doença parasitária Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença.
Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros. Alguns autores dizem que o reservatório vivo perfeito (animal ou humano) é aquele que possui o agente etiológico, mas não padece com sua presença.