Preciso de um relatória de teste de chama para minha aula de ciências do 9° ano
Soluções para a tarefa
1 - INTRODUÇÃO
O teste de chama é uma técnica usada em química para detectar a presença de alguns íons metálicos, tendo por base o espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos.
3 - PARTE EXPERIMENTAL
3.1 - Materiais e reagentes
3.1.1 – Materiais
Bico de Bunsen com regulador de oxigênio;Garra de madeira;Arame de níquel cromo;Ácido clorídrico;Béqueres;3.1.2 – Reagentes
Cloreto de cobre;Nitrato de bário;Cloreto de sódio (NaCl);Cloreto de cálcio (CaCl2);Cloreto de potássio (KCl);Magnésio (Mg).3.2 - Procedimento Experimental
Molhou-se o fio de níquel cromo (que estava preso na garra de madeira) em uma solução de ácido clorídrico contida em um béquer, em seguida, o mesmo foi colocado na chama do bico de Bunsen. Repetiu-se o procedimento até que o fio estivesse completamente limpo, aproximadamente cinco vezes. Esse procedimento foi feito para que o fio ficasse completamente limpo, e foi repetido toda vez que se ia utilizar um reagente diferente.Com o fio já limpo, mergulhou-se o mesmo no na solução de ácido clorídrico contida em um béquer e, depois, em uma porção de cloreto de cobre contida em outro béquer, de modo que essa ficasse aderida ao fio. Depois, levou-se o fio (contendo a amostra) à zona oxidante inferior da chama, podendo-se observar que ao queimar-se, o cloreto de cobre apresentou uma coloração azul esverdeado. Foi feita a limpeza do fio, cujo procedimento foi citado anteriormente, e repetiu-se o procedimento com os demais reagentes notando-se que todos produziam uma coloração diferente.- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado durante a experiência diversas cores produzidas pelos elementos químicos (Cloreto de cobre, Nitrato de bário, Cloreto de sódio, Cloreto de cálcio, Cloreto de potássio, Magnésio). Para não haver interferência na coloração foi necessário realizar a limpeza do fio no ácido clorídrico e na chama para que, conseqüentemente, não ocorresse a mudança de cor causada por impurezas.
O primeiro metal a ser testado foi o Cloreto de cobre que apresentou uma coloração azul esverdeado. Logo em seguida, após a correta limpeza do foi de níquel cromo, foi testado o Nitrato de bário apresentando a coloração verde. O Cloreto de sódio apresentou coloração laranja. Já o Cloreto de cálcio mostrou a coloração vermelho-tijolo. O Cloreto de potássio exibiu uma a cor violeta. Por último, foi testado o Magnésio e este apresentou coloração prateado brilhante.
Os procedimentos realizados foram observados e anotados, e depois de observadas as cores de todos os elementos utilizados na aula pôde-se constatar que cada elemento apresentou uma coloração diferente, podemos então assim construir a seguinte tabela, que apresenta os reagentes e a respectiva cor apresentada durante a reação:
REAGENTESCOLORAÇÃOCloreto de cobreAzul esverdeadoNitrato de bárioVerdeCloreto de sódioLaranjaCloreto de cálcioVermelho-tijoloCloreto de potássioVioletaMagnésioPrateado brilhante5 - CONCLUSÃO
Com a realização desta experiência os objetivos traçados inicialmente foram alcançados com êxito, isto é, foram identificadas as cores que se obtinham através da combustão dos elementos químicos propostos. Assim foi descrito os dados coletados e concluiu-se que os íons metálicos produzem distintas cores devido à mudança de nível eletrônico, a experiência foi feita com cautela pelo fato de ter que esterilizar o fio níquel cromo para que não alterasse o resultado que era esperado.