Português, perguntado por kenaialmeida22, 8 meses atrás

Preciso de um artigo de opinião de como combater o racismo

Soluções para a tarefa

Respondido por jhonbaali
5

O racismo deve ser uma pauta cotidiana das escolas e faculdades, e precisa envolver tanto professores como estudantes. O mais importante é construir um ambiente de respeito ao próximo e ao que ele tem de mais especial: as diferenças.

A você, como aluno e engajado no combate ao racismo, cabe propor um debate saudável e crítico, apostando nas evidências de discriminação racial na sociedade, o que fará com que o outro pense sobre as atitudes que está tomando.

Lembre-se de que muitas ações racistas passam despercebidas pela maioria, como piadas e expressões pejorativas. Entretanto, para quem está do outro lado, pode se parecer com uma navalha que fere.

A melhor forma de levar e desenvolver o debate crítico em relação ao racismo é questionar cada detalhe do preconceito racial, seja eleenvolvendo um ato claramente racista, seja a partir de uma lei, a qual visa criminalizar qualquer atitude preconceituosa.

Portanto, encoraje os professores a trabalharem esse tema em sala de aula, especialmente em disciplinas que envolvem a ética e a moral.

Respondido por EviWolf10
2

Resposta: O preconceito racial é algo que fica enraizado, por isso, o primeiro passo para combater o racismo é desconstruí-lo em você e ajudar as pessoas ao redor a fazerem o mesmo. Comece a prestar atenção nas suas atitudes e pensamentos.

Explicação: Em tempos em que discursos de ódio estão cada vez mais fortes e presentes no mundo, ser contra o preconceito não é suficiente para transformar este cenário. Ficar indiferente enquanto acontece uma ofensa contra negro, indígena ou amarelo, por exemplo, é corroborar com o racismo. É preciso entender a realidade e a história de etnias diferente da sua. Olhar para quem está ao seu lado, Ajude uma pessoa que é vítima do racismo, vale dar um abraço ou apenas ficar próximo para ela saber que não está sozinha.  Incentive as pessoas a serem antirracistas

Se você é branco, não tenha vergonha ou medo de falar sobre racismo com outras pessoas brancas. Vale dar um toque para familiares, amigos e até desconhecido.

Perguntas interessantes