preciso de possíveis perguntas desse conteúdo 1. O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?
Apesar de tudo, hoje podemos afirmar que as pessoas estão redescobrindo o valor dos exercícios. As calçadas e as ruas tornaram-se palco de um desfile cujos figurantes aumentam dia a dia. Mas de onde vêm os estímulos que levam a este renascimento ginástico? Seria das escolas e academias, que estariam levando a um processo definitivo de conscientização acerca da importância da Educação Física? Ou seria das indústrias de material esportivo, que se sofisticam cada vez mais? Ou ainda das novelas de televisão a divulgar um esporte que não é para todos?
Da forma como se apresenta, pode a Educação Física encerrar valores realmente significativos para os fins a que se destina? O que é mais importante: A técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? Afinal, o que é Educação Física?
Existem diversas definições para o conceito de educação física. No decorrer de sua história, ela assumiu diversas conotações que possuem influência até os dias de hoje. Vários autores tentaram a definir relacionando-a ora com os esportes, ora com a manutenção da saúde, ora com o doutrinamento através do corpo, ora como apoio às outras disciplinas do currículo escolar, ora com a prevenção de doenças, ora com o alto rendimento esportivo, etc.
O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.
Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a vigia.
Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.
Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas.
É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.
De fato, são muitas as suas definições, mas utilizaremos aqui uma que é capaz de englobar todas as outras definições em uma só. A educação física é então a ciência que estuda o corpo em movimento.
Dessa forma, podemos entender que a educação física estuda o corpo através de diversas perspectivas, sendo elas: sociais, biológicas, psicológicas, culturais, entre outras.
1.1 Algumas das visões anteriores sobre a Educação Física
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
educação do corpo de atividades fisicas
Perguntas interessantes