(PRECISO DE HOJE!)
REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SOLIDARIEDADE, DIANTE DESSE MOMENTO SOCIAL QUE ESTAMOS VIVENDO COM A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o recado nas redes sociais é "ninguém segura mais a mão de ninguém". Mas, de longe, muita gente ainda se ajuda.
Com parte da população mundial agora em situação semelhante — quarentena, auto-isolamento e outras medidas por medo do vírus —, pessoas estão buscando maneiras de seguir adiante.
Na Itália, pessoas cantam juntas nas janelas; pelo mundo, jovens oferecem fazer compras para pessoas mais velhas que não podem fazê-lo, e pessoas sob quarentena batem palmas para médicos que estão cuidando da população infectada.
"Conter essa pandemia depende muito das nossas atitudes individuais em prol da coletividade", diz a servidora pública Fernanda Salvadé, 36, que neste domingo (15), ofereceu fazer compras para seus vizinhos em Brasília.
"Em pandemias passadas, o apoio mútuo era muito mais comum que protestos ou outras formas de agitação civil. Agora, as pessoas estão ficando cada vez mais conscientes sobre a necessidade de se ajudar em vez de apenas se proteger comprando produtos para armazenar", avalia Steven Taylor, professor de psiquiatria da British Columbia University, no Canadá, e autor do livro "The Psychology of Pandemics" (A psicologia de pandemias, em tradução livre).
Um dos aspectos mais importantes dessa pandemia e pandemias anteriores, segundo Taylor, é que as pessoas se sentem ameaçadas e precisam encontrar maneiras de lidar com isso. "As pessoas sentem que precisam fazer algo para sentir que estão exercendo algum controle sobre suas vidas. As compras motivadas por pânico fazem parte disso. Ajudar as pessoas, também", diz.
Para ele, as redes sociais e outras formas de comunicação digital exercem um papel importante em criar um "senso de solidariedade e apoio social". "É uma maneira de ajudar as pessoas a se conectarem e se ajudarem enquanto mantêm a distância necessária para limitar a disseminação da infecção. É animador que tenha havido uma onda de solidariedade e apoio mútuo nos últimos tempos".
Explicação:
Através disso você conseguirá refletir melhor sobre isso...