Artes, perguntado por 0nahmueller0, 4 meses atrás

Preciso de explicações E ideias da dança "polonese"​

Soluções para a tarefa

Respondido por gxp4m0on
0

Resposta:

Cultura

    A cultura polonesa está presente não apenas na gastronomia, na música, nas danças, nas manifestações artístico-culturais de seu povo, mas também na religiosidade.

    Os centro religiosos sempre foram de suma importância para o povo polonês. Em 1382, com a fundação do mosteiro dos Monges Paulinos, em Monte Claro, iniciou-se a devoção a Nossa Senhora de Czestochowa de Jasna Góra, virgem negra, a rainha e padroeira da Polônia.

    Conhecida como Madona Preta, a pintura da Mãe Santificada e o Jesus Criança foi realizada pelo evangelista São Lucas. A pintura, segundo a história, teria sido feita sobre uma tábua de mesa usada por Maria de Nazaré.

    O aprendizado da língua de origem, faz parte do fortalecimento dos laços culturais dos poloneses. Em Rio Grande, um grupo de descendentes, residentes na cidade, assistem semanalmente aulas de língua polonesa.

Música

    Na cultura musical polonesa, pode-se dizer que o compositor Frederyk Chopin é a expressão musical do romantismo polonês da primeira geração (nascidos entre 1800–1820), que teve seu trabalho reconhecido mundialmente.

Danças

    São várias as danças polonesas, muitas delas, praticadas nos salões dos Centros de Tradições Gaúchas, como é o caso da “Polonaise”. Entre as danças polonesas destacam-se:

Polonez – dança nobre, teve origem com as cerimônias de coroação de Henrique III na Cracóvia. São de Chopin as mais belas “Polonaises”. É considerada a dança nacional da Polônia pela sua altivez, majestade, gentileza e romantismo.

Mazur – dança rural. A mazurca não é apenas uma dança, é um poema nacional, que retrata o sentimento patriótico polonês.

Lubelski – caracteriza-se por uma variedade de danças, influenciada por diversas etnias da região “Lubelski”, considerada região ímpar da Polônia em relação ao folclore. A dança apresenta passos fáceis, movimentos simples e coreografia variada.

Wilkopolska – é dançada em festividades comemorativas, casamentos.

Kujawiak – é uma dança de índole romântica, de ritmo lento, próprio para os namorados.

Culinária

    Os pratos poloneses são tradicionalmente fortes. As carnes, especialmente as de porco, são consumidas em forma de bifes, guisados, assados e embutidos. As aves, carneiros e peixes complementam o cardápio de proteínas essenciais.

    A batata é um prato nobre e de uso diário, enquanto o pão é quase sempre feito em casa.

Não faltam, nas cozinhas polonesas, as conservas de pepinos e repolho azedo chamado de “Kapusta Kiszona”. Como prato principal, destaque para o “Zaskz Jablkami”- pato recheado com maças.

No banquete popular devem ter de sete ou nove iguarias, entre elas:

Pierogi – pastéis de farinha de trigo, queijo ou requeijão e batatas, cozidos em leite e servido ao molho de manteiga, de toucinho, cogumelos secos ou mostarda.

Korowaji – pão grande de farinha de trigo, redondo e enfeitado com tranças e marrequinhos da mesma massa.

Chleb razowy – broa integral feita de centeio ou trigo sarraceno.

Explicação:

fonte: Wikipedia

Perguntas interessantes