Preciso de duas redações com tema livre!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mundo após a pandemia do Coronavírus.
A pandemia da covid-19 impactou o mundo. Mais de três milhões de casos já foram confirmados com a doença no planeta. O isolamento social, hoje é quase obrigatório para evitar que a pandemia se espalhe ainda mais. Com isso, pessoas que moram de- baixo do mesmo teto têm a oportunidade de se reconectar.
“Estamos, agora, em um processo que a psicologia chama de catarse, um caldeirão que ‘mistura’ medos, ansiedades e fragilidades políticas.[...]” diz Erci Ribeiro, mestre em psicologia e professora de serviço social no IESB. O corona vírus também deixa sequelas, pacientes que testaram positivo e já foram curados têm que passar por reabi- litação física e emocional. Apesar das "curas" também ocorreram muitas mortes ao redor do mundo. Mas o que será do mundo quando tudo isso passar?
Ainda segundo a especialista, existe sim, a possibilidade, findada a pandemia, da busca de diferentes estratégias para viver em sociedade. Esses pensamentos podem resultar em um novo propósito de vida coletiva. Para Erci, outra herança desse período será o debate mais intenso sobre questões de classe.“Há uma crise maior em curso, que é a criativa.[..]”, afirma a chef de cozinha, Renata Carvalho.
espero ajudar
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Durante décadas, o ensino presencial tem sido o mesmo: o aluno chega à escola, senta e assiste às várias horas de aula, muitas vezes sem ter qualquer tipo de participação ativa. No entanto, a modalidade de ensino a distância (EAD) vem mudando essa realidade e se tornando cada vez mais popular, chegando a ter mais de 9 milhões de matriculados, como noticiado pelo portal de notícias R7. Portanto, o EAD mostra-se de vital importância, já que democratiza o acesso à educação por meio de horários mais flexíveis e preços mais acessí
Inicialmente, convém analisar como os cursos ministrados a distância proporcionam uma maior flexibilidade ao aluno. De fato, como noticiado pela revista Veja, os alunos dessa modalidade de ensino são, em média, mais velhos e trabalham em período integral. Dessa maneira, o diferencial de poder assistir às aulas onde e quando quiser faz com que alunos que não teriam tempo de fazer um curso presencial tenham condição de fazê-lo a distância.
Ademais, outro fator que torna o EAD chamativo são os preços mais acessíveis. Como exemplo, a mesma reportagem da revista Veja mostra que cursos presenciais são, em média, até 3 vezes mais caros do que os cursos ministrados virtualmente. Por isso, o ensino a distância pode ser uma poderosa arma para popularizar o acesso à educação para as camadas mais pobres.
Fica claro, portanto, como o EAD é benefício para a sociedade e deve ser estimulado. Então, cabe ao Ministério da Educação e ao Ministério da Economia proporem benefícios fiscais para empresas que ofereçam essa modalidade de ensino, por meio de propostas de leis a serem enviadas à Câmara dos Deputados, a fim de diminuir seus custos e serem capazes de oferecer seus serviços a um preço mais baixo. Assim, espera-se que mais pessoas possam ter acesso aos cursos a distância e que a educação seja mais difundida entre a parcela da população mais velha e mais pobre.
OUTRA REDAÇÃO
Modelo de Redação: Racismo no Brasil - Como combater esse mal no século XXI?
Não há dúvidas que o tema Racismo no Brasil é sempre contemporâneo. Infelizmente, mesmo após mais de 100 anos do fim da escravidão no país, o preconceito racial é um realidade cotidiana na sociedade brasileira. Pensando nisso, separamos para você este modelo de redação feita pela monitora Bruna Saad. Confira, estude o tema e fique pronto para as provas!
Racismo no Brasil: o árduo caminho em busca de igualdade
O preconceito racial faz parte da estrutura da sociedade brasileira, sem dúvidas, sua principal raiz é a escravidão. Diante desse fato, aproximar as realidades dos negros e brancos continua sendo um enorme desafio. Com o objetivo de amenizar o problema foram criadas políticas que visam combater a desisigualdade social dos negros, uma delas é a lei que criminaliza a discriminação por raça.
A polêmica política de cotas é outra medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade. Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições. No entanto, nota-se o contrário: os estudantes negros provenientes do sistema de cotas são ainda mais dedicados, pois valorizam o fato de estarem em uma faculdade.
Atualmente pode-se dizer que o negro tem oportunidades que seus pais não tiveram, fato que não significa que essas sejam iguais às dos brancos. No mercado de trabalho, a perspectiva de crescimento de um negro é menor do que a de um branco. Outro fator que devemos levar em consideração são os dados que demonstram que os negros estão mais expostos à violência. De acordo com o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisando casos registrados entre 2005 e 2015, 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negras.
Ainda é válido ressaltar a estereotipação da mídia em relação aos personagens afrodescendentes, que estão, na maioria das vezes, ocupando papéis de bandidos, favelados, domésticas e etc. Esse fato demonstra bem o racismo no Brasil, apresentado pelas menores oportunidades que os negros possuem em relação aos brancos, isso em todos os setores, como educação, segurança e saúde.
São visíveis os avanços ocorridos devido às políticas que pretendem promover a igualdade racial. Porém, ainda fica evidente a necessidade ampliação de medidas ao combate à desigualdade. Além dos projetos já em vigor, o governo deve investir no ensino fundamental público, no qual a maioria dos alunos é negra. As escolas e a mídia devem conscientizar as pessoas sobre a igualdade entre as raças, a fim de promover a integração das minorias à sociedade.