História, perguntado por otavio1322, 1 ano atrás

preciso de curiosidades sobre o imperio bizantino​

Soluções para a tarefa

Respondido por Nayh56
11

No Império haviam os dois partidos principais eram os Verdes e os Azuis, que tinham funções militares, religiosos ou sociais e sua linha de ação destinava-se a garantir o privilégio dos cidadões. Estes reuniam se no hipódromo para servir de torcidas para as equipes das corridas de cavalos, como os dois partidos eram rivais.

A política usada no Império era a política do "pão e circo" ( política adotada do Império Romano ) ou seja o governo distribuía pão e lazer gratuita a população.

No império Bizantino houve um imperador que se destacou sobre todos os outros. Justiniano foi um grande imperador por causa de suas conquistas, por ter tentado reconquistar as terras que pertenciam ao império Romano do Ocidente, por ter combatido os Germanos, Persas e os povos eslavos que tentavam invadir o Império. A revolta de Nika foi um acontecimento marcante no reinado de Justiniano : A revolta começou no hipódromo, a multidão estava assistindo uma corrida de cavalos. No fim da corrida houve dúvida sobre quem havia vencido. Justiniano quis escolher o vencedor. As torcidas dos partidos Verdes e Azuis estavam divididas e gritavam nika, nika e as tensões populares transformaram-se em protesto popular. imperador considerando a possibilidade de fugir logo foi convencido por sua esposa a imperatriz a ficar, então ele organizou suas tropas e reprimiu a revolta. Como consequencia cerca de 35 mil pessoas morreramDurante o reinado de Justiniano foi criado o Corpus juris civilis ( corpo das leis civis ) e entre elas estava o O código de Justiniano. Essas leis e normas foram adaptadas às necessidades de uma nova sociedade cristã. Essa leis serviram como base para as leis de hoje em dia de muitos países ocidentais.

Alguns exemplos dessas leis são :

Ninguém será obrigado a defender uma causa contra a sua vontade.

Ninguém será punido pelo que pensa.

Ninguém poderá ser retirado de sua casa a força.

Quem acusa deve provar o que diz.

Quando a pena for aplicada deve-se levar em conta a idade e a experiência do culpado.

Perguntas interessantes