Português, perguntado por hurick, 1 ano atrás

Preciso de argumentos pra fazer uma redação, cujo, o tema é a economia brasileira.


alineonline: Para argumentar, voc^precisa da tese também. O tema é economia, mas qual é o assunto polêmico dentro desse tema, e qual é a posição a ser defendida?
hurick: Eu tenho que fazer uma carta-argumentativa, cujo o destinatário é Dilma Rousself. E deve-se escolhe um assunto polêmico.
Então eu escolhi falar sobre a economia brasileira.
alineonline: Você está no caminho certo. Mas vai ter que fechar mais o foco. Vai falar do quê, dentro da economia? Disparada de inflação, desemprego, dívida pública, falência de estados, cortes no orçamento? Sim, tudo se interliga, mas a pessoa que senta pra escrever uma carta argumentativa está motivada por uma pedra em seu sapato. Qual é a pedra?
hurick: Eu gostaria de falar sobre o desemprego
alineonline: Agora estamos bem focados. O que você pensa que a Presidente deveria fazer e por quê?
hurick: ela poderia lança um projeto, tipo, ''mais empregos'', iria surgi mais trabalhos e iria ajudar na renda das famílias brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
1
Comece a carta expressando sua preocupação com o índice de desemprego.

No parágrafo seguinte , descreva a sua proposta do programa "mais emprego" que você colocou nos comentários - que foi uma boa idéia sua!

No final, reforce sua preocupação e diga que mesmo que sua proposta não seja usada, você está na espera de que o governo tome alguma posição sobre esse assunto já.

Não se dirija à Presidente nem com agressividade, nem "puxando saco".
 
O vocativo para Presidente é Excelentíssima Senhora Presidente(a) da República. Sabemos que a atual ocupante do cargo prefere presidenta, e quando a gente quer persuadir uma pessoa a aceitar as nossas idéias, é uma boa escrever do jeito que a pessoa prefere :)

Ao longo da carta, o pronome de tratamento a ser usado é "Vossa
Excelência".
Perguntas interessantes