preciso de algumas girias do futebol
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Caneta: quando um jogador passa a bola por debaixo das pernas de outro jogador.
- Estar na banheira: quando o jogador fica somente no ataque, esperando a bola chegar nele para fazer o gol. Desta forma, o jogador não volta para ajudar na marcação.
- Cavar uma falta: simular uma situação, forçar para que o árbitro dê a falta.
- Artilheiro: jogador que mais gols marca num campeonato.
- Frangueiro: goleiro que toma muitos gols ou que deixa entrar uma bola fácil de agarrar.
- Frango: quando um goleiro toma um gol a partir de um chute fraco ou facilmente defensável.
- Arqueiro: mesmo que goleiro.
- Foguete ou torpedo: chute muito forte.
- A bola entrou onde a coruja faz o ninho: a bola entrou no ângulo.
- Chute de bicicleta: chute no ar em que o jogador, de costas para o gol, dá uma pedalada no ar e acerta a bola.
- Bandeirinha: são os dois auxiliares do árbitro principal de um jogo.
- Juiz: nome popular dado ao árbitro do jogo.
- "No pau": expressão criada e popularizada pelo locutor Silvio Luis, utilizada quando a bola bate na trave.
- Chapéu: quando um jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro, pegando-a do outro lado.
- Beque de fazenda: jogador de defesa bruto, que costuma tirar a bola do atacante com uso de jogadas duras ou violentas.
- Catimba: atitudes que os jogadores fazem para atrasar o jogo ou deixar os adversários nervosos.
- Drible da vaca: quando o jogador chuta a bola pelo lado do adversário, passando pelo lado contrário e pegando-a na frente.
- Espalmada: quando o goleiro evita o gol, jogando a bola com as mãos pela linha de fundo.
- Firula: jogadas enfeitadas sem propósito de fazer o gol.
- Isolar a bola: tirar a bola do adversário, chutando-a para fora do campo.
- Golaço: gol muito bonito, feito em situação de dificuldade.
- Ladrão: jogador que vem por trás do outro com o objetivo de tomar a bola.
- Placar: local em que o resultado do jogo é mostrado. A palavra é usada também para fazer referência ao resultado final do jogo.
- Ponte: defesa feita pelo goleiro em que ele pega uma bola que ia entrar no ângulo do gol.
- Pênalti ou penalidade máxima: falta cometida dentro da área.
- Prorrogação: tempo adicional para uma partida que terminou empatada. Corresponde a dois tempos de 15 minutos.
- Tapete: gramado de campo com excelente qualidade.
- Tabela: troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time.
- Guarda-metas: mesmo que goleiro.
- Marcação homem a homem: quando os jogadores de um time marcam os adversários individualmente.
- Ganhar de virada: quando um time que começa perdendo consegue ganhar o jogo.
- Volante: jogador de marcação que joga da região central do campo.
- Matar a jogada: cometer falta para evitar o avanço do adversário em direção ao gol.
- Jogador liso: jogador rápido que consegue passar pelos adversários sem perder a bola.
- Gol olímpico: gol feito a partir da cobrança de um escanteio em que a bola entre diretamente no gol.
- Tirambaço: chute muito forte em direção ao gol.
- Estar na banheira: quando o jogador fica somente no ataque, esperando a bola chegar nele para fazer o gol. Desta forma, o jogador não volta para ajudar na marcação.
- Cavar uma falta: simular uma situação, forçar para que o árbitro dê a falta.
- Artilheiro: jogador que mais gols marca num campeonato.
- Frangueiro: goleiro que toma muitos gols ou que deixa entrar uma bola fácil de agarrar.
- Frango: quando um goleiro toma um gol a partir de um chute fraco ou facilmente defensável.
- Arqueiro: mesmo que goleiro.
- Foguete ou torpedo: chute muito forte.
- A bola entrou onde a coruja faz o ninho: a bola entrou no ângulo.
- Chute de bicicleta: chute no ar em que o jogador, de costas para o gol, dá uma pedalada no ar e acerta a bola.
- Bandeirinha: são os dois auxiliares do árbitro principal de um jogo.
- Juiz: nome popular dado ao árbitro do jogo.
- "No pau": expressão criada e popularizada pelo locutor Silvio Luis, utilizada quando a bola bate na trave.
- Chapéu: quando um jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro, pegando-a do outro lado.
- Beque de fazenda: jogador de defesa bruto, que costuma tirar a bola do atacante com uso de jogadas duras ou violentas.
- Catimba: atitudes que os jogadores fazem para atrasar o jogo ou deixar os adversários nervosos.
- Drible da vaca: quando o jogador chuta a bola pelo lado do adversário, passando pelo lado contrário e pegando-a na frente.
- Espalmada: quando o goleiro evita o gol, jogando a bola com as mãos pela linha de fundo.
- Firula: jogadas enfeitadas sem propósito de fazer o gol.
- Isolar a bola: tirar a bola do adversário, chutando-a para fora do campo.
- Golaço: gol muito bonito, feito em situação de dificuldade.
- Ladrão: jogador que vem por trás do outro com o objetivo de tomar a bola.
- Placar: local em que o resultado do jogo é mostrado. A palavra é usada também para fazer referência ao resultado final do jogo.
- Ponte: defesa feita pelo goleiro em que ele pega uma bola que ia entrar no ângulo do gol.
- Pênalti ou penalidade máxima: falta cometida dentro da área.
- Prorrogação: tempo adicional para uma partida que terminou empatada. Corresponde a dois tempos de 15 minutos.
- Tapete: gramado de campo com excelente qualidade.
- Tabela: troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time.
- Guarda-metas: mesmo que goleiro.
- Marcação homem a homem: quando os jogadores de um time marcam os adversários individualmente.
- Ganhar de virada: quando um time que começa perdendo consegue ganhar o jogo.
- Volante: jogador de marcação que joga da região central do campo.
- Matar a jogada: cometer falta para evitar o avanço do adversário em direção ao gol.
- Jogador liso: jogador rápido que consegue passar pelos adversários sem perder a bola.
- Gol olímpico: gol feito a partir da cobrança de um escanteio em que a bola entre diretamente no gol.
- Tirambaço: chute muito forte em direção ao gol.
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Bico =Chute dado com a ponta do pé
Banheira=Esta em completo impedimento
Figura=Jogador importante
Frango=Bola facilmente defensável,e que entra
Finta=Jogada visando superar o marcador
Banheira=Esta em completo impedimento
Figura=Jogador importante
Frango=Bola facilmente defensável,e que entra
Finta=Jogada visando superar o marcador
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