Português, perguntado por joaorobertopires, 9 meses atrás

PRECISO DE AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


QUESTÃO-1


LEIA O POEMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 e 2.




Questão de pontuação




Todo mundo aceita que ao homem


cabe pontuar a própria vida:


que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca);




viva em ponto de interrogação


(foi filosofia, ora é poesia);


viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política):




o homem só não aceita do homem


que use a só pontuação fatal:


que use, na frase que ele vive, o inevitável ponto final.




MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 146...




A-Justifique o emprego dos dois pontos nos primeiros versos: “Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: ¨ (O.75)






B-Há uma metáfora entre os sinais de pontuação e a vida. Justifique-a. (O.75)








QUESTÃO-2




A-É possível inferir o posicionamento do autor em relação à política? Justifique com elementos do texto. (0.75)




B- Em alguns versos, o autor usou o ponto e vírgula. Essa pontuação poderia ser substituída pelo ponto final? JUSTIFIQUE. (O.75)






QUESTÃO-3


Leia a tirinha e responda às questões:












A- Armandinho faz uma constatação em relação ao português falado em Portugal. Comente sobre as diferenças existentes entre o nosso português e o de Portugal. (0.75)




B- Por que o Armandinho se indignou com as palavras “camisolas” e “cuecas”? O que elas significam? (0.75)




QUESTÃO-4






A- Comente sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira. ( Escolha uma contribuição : Léxico, culinária, música, religião, entre outros. Redija um parágrafo. (1,5)

Soluções para a tarefa

Respondido por edsimoes
4

Resposta:

Explicação:

QUESTÃO-1

A- Nesse caso, o uso dos dois pontos é feito para iniciar a enumeração dos pontos que o homem pode dar à sua própria vida.

B- Os pontos são utilizados para exemplificar a forma de vida que o homem leva. Os dois pontos: ver o lado otimista da vida, sem se deixar abalar com as dificuldades (alma dionisíaca). O ponto de interrogação: que mostra que todos temos incertezas e dúvidas a todo momento. Virgula: alguns momentos temos que parar e rever as ações, respirar pra depois seguir em frente. Ponto final: marca o fim da vida, nesse caso comparado à morte.  

QUESTÃO-2

A- Não é possível. No texto o autor cita a política pois no mundo que vivemos, com acontecimentos que podem mudar nosso pensamento o tempo todo, a política é somente um exemplo de que podemos parar e pensar, e até mesmo mudar de opinião.  "Viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política)".

 

B- Em alguns versos, o autor usou o ponto e vírgula. Essa pontuação poderia ser substituída pelo ponto final? JUSTIFIQUE. (O.75)

Não. O ponto e vírgula foi usado para dar uma pausa maior que a vírgula ao texto, porém o autor quis continuar a idéia da enumeração.

 

QUESTÃO-3

Não tem a tirinha pra ler, então não é possível interpretar.

 

QUESTÃO-4

A- A cultura brasileira é muito influenciada pela cultura africana em todos os aspectos. Na culinária por exemplo, em especial no estado da Bahia, é possível encontrar a utilização do dendezeiro, uma espécie de palmeira de onde se extrai o azeite-de-dendê, muito utilizado como tempero em inúmeras receitas que também possuem base da culinária africana, como o vatapá, o acarajé e o caruru.

Perguntas interessantes