Preciso de ajuda, urgente!
Soluções para a tarefa
Três cidadãos atenienses instauraram um processo contra o filósofo. De não ADORAR os deuses da cidade, de introduzir inovações religiosas e de corromper os jovens de Atenas. A gravidade das acusações era de tal ordem que exigia pena capital.
Contra, porque cada um tem sua liberdade de expressar o que é certo ou errado. ´´Sócrates morreu buscando a verdade, provando que conhecimento é liberdade´´. Enquanto o discurso longo dos sofistas já vem pronto e acabado, o discurso breve tem a vantagem de permitir, em cada passo da pesquisa, as retificações que forem necessárias.
Isso nós mostra que, filosofar e você ir além dos pensamentos dos professores e dos livros. Na escola principalmente, vejo os professores como os sofistas, discurso longo que já vem pronto e acabado (que você não entende nada). Mas quando vem um professor igual a Sócrates... não precisa de livro para explicar, pois seu cérebro transmite um filosofar diferente. Trazendo com clareza o entendimento. Sócrates não era enciclopédia mais era chave que abria a porta da minha e da sua imaginação.
Principais era que:
Os sofistas cobrava para ensinar e Sócrates diz que: Filosofar não é profissão, é atividade do homem livre.
O sofista ´´sabe tudo´´ e transmite um saber pronto e sem crítica como uma mercadoria, que eles exibem e vendem. Sócrates diz nada sei, e dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um de nós.
SOFISTAS: Sabem de tudo e não sabe ir além dos livros, filosofar e imaginar suas respostas, preferem ter as suas resposta pronta de livros .
Sócrates: Não sei de nada mais vamos buscar à verdade. Fico à imaginar ele e seus discípulos conversando: Discípulos eu dei à chave, agora, vocês abrem a porta e procurem seu entendimento de verdade.