ENEM, perguntado por DudaTstos, 1 ano atrás

preciso de ajuda por favor... preciso escrever uma redação dissertativa com o tema intolerância religiosa

Soluções para a tarefa

Respondido por Felipe3371
0
O Brasil é um país onde a multiplicidade religiosa é uma realidade. Sua formação favoreceu para esses contornos. Embora a igreja católica apostólica romana tenha prevalecido até o inicio deste século, ela teve que conviver com a diversidade. Não é que não tenha havido muito índio e afro descente executado por conta da religião, mas nos últimos cem anos até que a coisa ficou mais calma. Uma santa chutada aqui, um barquinho de Yemanjá destruído ali, um pastor tirando self com sacos de dinheiro acolá... Nada comparado à santa inquisição européia, ou ao estado islâmico da atualidade.
Existe a critica religiosa, e existe a intolerância religiosa. Em alguns momentos é difícil estabelecer os limites entre as duas situações. É fácil identificar a intolerância, como no caso dos evangélicos que saiam pelas praias destruindo as oferendas preparadas para Yemanjá. É fácil identificar a intolerância quando o pastor chuta a imagem de Nossa Senhora Aparecida para que todos vejam pela televisão. E quando o pastor tira self com sacos de dinheiro? Ele está ofendendo a quem? Será que temos aqui uma intolerância ao Deus Dinheiro? Afinal, na verdade, a grande maioria adora mesmo é a Ele.
Estamos acostumados a entender intolerância religiosa como a televisão nos ensina; Judeu explodindo muçulmano. Muçulmano explodindo judeu. Muçulmano explodindo cristão. Cristão explodindo muçulmano. Muçulmano explodindo muçulmano. Cristão explodindo cristão. Ops. Que intolerância é esta? O que temos aqui é loucura mesmo.
Respondido por Usuário anônimo
0
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras fraternais ou em relação a melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.
Perguntas interessantes