PRECISO DE AJUDA...
POR FAVOR!!!!!
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de
novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de
novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder
do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e
Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.” Uma das formas de fazer
com que atletas fiquem em grau de equidade é o esporte e alguns atletas
negros tem-se destacado nesse meio e feito história, por exemplo,
recentemente o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton marcou seu nome
nessa modalidade ao superar o número de vitórias do alemão Michael
Schumacher. Esse é apenas um exemplo de atleta que se destaca nesse
meio esportivo.
1)Com base no texto faça uma pesquisa e escreva no seu
caderno sobre atletas negros que se destacaram em outras modalidades
esportivas, falando de sua importância, sua origem e etc. (MÍNIMO 10
LINHAS MAXIMO 15 LINHAS)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Usain Bolt, o raio dos 100 metros rasos
Em relação ao desempenho no esporte, os negros são muito superiores e o dominam de forma absoluta. Nos 100 metros rasos, um dos principais objetivos do atleta é correr abaixo dos dez segundos. No entanto, há apenas um homem branco, na história do esporte, a realizar tal feito. Christophe Lemaitre, em 2010, marcou 9,98 segundos no Campeonato Europeu.
Usain Bolt é o detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos. O jamaicano marcou 9,58 no mundial de 2009, na Alemanha. Outros grandes nomes da modalidade e detentores de recordes são Justin Gatlin, Yohan Blake, Asafa Powell, Tyson Gay, Jesse Owens. Eles compõem o top 9 de melhores tempos da história. Todos são negros.
Na maratona, também há superioridade. Os países africanos possuem os melhores atletas e sempre são favoritos nas competições. O atual campeão olímpico, Eliud Kipchoce, vem do Quênia. Os dez melhores tempos na história da maratona pertencem a negros. Mo Farah, uma referência na modalidade indoor, nasceu na Somália e é tetracampeão olímpico e hexacampeão mundial.
No basquete, os melhores jogadores da história são negros. Michael Jordan, Magic Johnson, LeBron James, Kobe Bryant, Shaquille O’Neal, Bill Russell, Wilt Chamberlain, Oscar Robertson, Karl Malone, Scott Pippen, Julius Erving, Isiah Thomas, Kareem Abdul-Jabbar e entre muitos outros são referências do esporte.
Muhammad Ali e George Foreman, grandes nomes do boxe, são negros. Pelé é negro. Tiger Woods é negro. Lewis Hamilton é negro (primeiro piloto negro a ser campeão mundial). As irmãs Serena e Venus Williams, símbolos do tênis feminino, são negras. Simone Biles, atual sensação da ginástica, é negra. Esses são apenas alguns exemplos de negros que fizeram sucesso no esporte.
O objetivo desse texto não é mostrar que o negro é superior ao branco em determinadas modalidades esportivas, mas demonstrar que eles podem ser tão talentosos quanto os brancos, e que, portanto, devem receber as mesmas oportunidades. A cor da pele não indica se um atleta é bom ou ruim, se uma pessoa possui boa índole ou não.
Para mim, estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devemos repensar nossa visão acerca dos negros. O esporte, assim como a sociedade, deve muito a eles. O que seria do futebol sem Pelé? O que seria do basquete sem Michael Jordan? O que seria do tênis sem Serena Williams? Já imaginou se esses atletas tivessem sido impedidos de praticar esses esportes? De fato, a história seria completamente outra.
Explicação: