PRECISO DE AJUDA PFVR :
1) Narre sobre o período histórico em que a música popular nasceu no Brasil.
2) O Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos atrás. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões, enquanto os grupos musicais são intitulados regionais.
Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por quais instrumentos musicais? Cite-os.
3) Quem foi Chiquinha Gonzaga e qual canção de autoria dela, ficou conhecida, por ser uma marchinha de carnaval?
4) Pixinguinha, ajudou a estruturar o choro no país. O que ele fez para isso e que clássico famoso, ele produziu em seu repertório?
5) Observe a obra ao lado, que se encontra em Portugal e cite seu autor e o
nome da mesma.
6) Quais os tipos de ritmos africanos, deram origem ao samba? Em que século isso aconteceu?
7) Qual o principal fator permitiu que a MPB, se organizasse e crescesse em nosso país e cite o nome de três importantes artistas que contribuíram para isso.
8) Como foi a contribuição da televisão na propagação da M.P.B.? E quais cantores ela lançou?
9) O movimento MPB (Música Popular Brasileira) é uma referência à produção musical nacional desenvolvida após o golpe militar de 1964.
Estão enquadradas nesse período todas as músicas de sucesso no rádio e televisão, independente do posicionamento em relação ao regime militar.
Surgindo nesse periodo vários intérpretes desse estilo musical.
a) Quais as três canções mais famosas interpretadas por Elis Regina que marcaram a MPB? Cite-as.
b) Como foi a M.P.B. a partir dos anos de 1970? Comente.
10) a) O que foi a Jovem Guarda e quais cantores fizeram parte dela?
b) Por que se pode afirmar que atualmente é difícil definir por completo a M.P.B. ? Explique.
Soluções para a tarefa
resposta:
1-Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos.Até o século XIX, Portugal foi a principal porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fossem de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos — a exemplo do maracatu —, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros folclóricos de ocorrência regional.
3-
A marchinha, ou marcha, de Carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga. Foi ela que compôs “Ô abre alas”, famosa marchinha que até hoje é cantada por foliões de todo o país. Chiquinha Gonzaga foi a primeira personalidade feminina da música brasileira. Ela compôs a primeira marchinha de Carnaval, “Ó abre alas”.
4-Pixinguinha foi um músico da maior importância no cenário brasileiro. Misturando as valsas, polcas e modinhas executadas pelos chorões no começo do século 20 com elementos afro-brasileiros, sonoridades rurais e sua variada experiência profissional como instrumentista, Alfredo da Rocha Vianna Filho - ou, simplesmente, Pixinguinha - definiu a forma musical do choro e expandiu o horizonte sonoro conhecido até então.
6- O samba é uma forma de dança originária do Brasil, a partir de danças rituais africanas. É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e que é muito praticada principalmente por passistas de escolas de samba e em pagodes.[1]
O samba é oriundo do Rio de Janeiro. Deriva de um folguedo que emergiu na Bahia em meados século XIX com notável influência africana, o samba de roda, que por sua vez guarda semelhanças com o coco, dança de roda mais antiga surgida na Capitania de Pernambuco com influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas.[2] Em terras fluminenses, o samba de roda criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ser preso. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas. Nessa música brasileira, a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba."À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado. É isso que faz dele um dos ritmos mais ricos do mundo", afirma o músico Eduardo Gudin.
7-A MPB, sigla derivada da expressão Música Popular Brasileira, é um gênero musical surgido no Brasil em meados da década de 1960.[1] A MPB surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova, mas com uma forte influência do folclore brasileiro que já vinha desde 1932.[2] Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a bossa nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta;Chico Buarque,Marisa monte,Los Hermanos.
10-a) A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
obs: as que eu não fiz são as que eu não soube responder •~•