Geografia, perguntado por alohale6, 10 meses atrás

(PRECISO DE AJUDA PF)




Leia o texto e responda as questões abaixo:

O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciar uns dos outros e de viver essa experiência, que é a de ser humano, da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura na qual somos socializados desde o momento de nosso nascimento.

Toda cultura é uma CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL. Nossos hábitos, costumes, maneiras de agir, sentir, viver e até morrer são culturalmente estabelecidos. Dizer que se trata de uma construção não é aleatório, pois construção remete à montagem, a algo que passa pelas mãos do ser humano, que não está pronto, ou seja, que não é dado pela natureza, mas que passa por algum processo de transformação, até se tornar o que é.

A cultura é uma construção HISTÓRICA, porque varia de uma época para outra, porque demorou muito para ser o que é. A cultura é uma construção SOCIAL, porque é partilhada por um grupo.

Grupos humanos diferentes, portanto, têm culturas diferentes. Isso significa dizer que quase nada no ser humano é natural. Um comportamento considerado natural para uma sociedade e não para outra mostra que ele não é natural, e, sim, cultural.

Não há ser humano que possa existir sem que esteja imerso em determinada cultura. Somos todos seres culturais. Pode-se dizer que não existe uma natureza humana igual para todos os seres humanos, e todos temos a mesma capacidade de sermos diferentes entre nós.

Se apenas um grupo ou alguns grupos consideram uma forma de agir, pensar e sentir como natural, você pode ter certeza de que não se trata de algo natural, mas, sim, cultural. Tudo o que é natural para uns e não para outros não é natural. Pois natural seria o que faz parte da natureza humana, ou seja, o que é compartilhado por TODOS os seres humanos.

Se observarmos melhor as coisas a nossa volta perceberemos que muitas coisas que fazemos no dia a dia achando serem coisas naturais notaremos que são na verdade culturais, veja os exemplos abaixo: O jeans e a camiseta não são roupas naturais para o ser humano. Na Índia, por exemplo, é comum as mulheres usarem o sari; já no Brasil, muitos povos indígenas andam nus. Comer arroz e feijão não é algo natural. Existem grupos no deserto que se alimentam de gafanhotos, e o escargot (tipo de lesma) é uma iguaria na França. Outro aspecto cultural que muda de acordo com o país é a cor que a noiva veste-se para se casar, em nossa sociedade, a noiva veste-se de branco, mas, em muitas outras, a cor da roupa da noiva não é o branco, é o caso da China, onde as mulheres casam-se de vermelho representando amor, boa sorte e força.

QUESTÕES.

1. De acordo com o texto, qual a diferença entre algo natural e algo cultural?

2. Cite um exemplo de algo cultural que antes da leitura do texto você considerava natural?​

Soluções para a tarefa

Respondido por andreiaspinola54
3

Resposta:

1 natural é Ser você mesmo e agir com suas ações e atitudes cultural e aprender alguma mania da sociedade e colocar praticar; cultura é por exemplo o dialetos giras e alguns jargão pois cada cultura tem sua forma de falar e vestir

Perguntas interessantes