preciso de ajuda para produzir um texto sobre essa imagem
Soluções para a tarefa
A perda de infância das crianças no Lixão
Uma das mais horrendas formas de trabalho infantil, de notório risco e dano ao desenvolvimento de um ser em formação, a exploração do trabalho infantil nos lixões acontece em aproximadamente 3,5 mil municípios brasileiros, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sendo que a maior ocorrência está na região Nordeste com (49%). Mais de 30% dessas crianças nunca foram à escola ou deixaram de ir por demanda familiar, exaustão ou preconceito.
A insalubridade encontra neste tipo de trabalho a sua definição original: a constante movimentação de caminhões e máquinas pesadas, horários inadequados de trabalho, exposição a objetos cortantes e contaminados, gases tóxicos, presença de abutres e outros animais perigosos. A lista de moléstias resultantes é extensa: pneumonia, doenças de pele, leptospirose, febre tifoide, diarreia, dengue, entre outras.
Uma das primeiras medidas de combate a esta forma de trabalho – até pelo seu caráter emergencial – é impedir o acesso de crianças e adolescentes a esses locais. Segundo a procuradora do Trabalho Elisiane dos Santos, coordenadora da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), a atuação de âmbito repressivo do Ministério Público do Trabalho permitiu avanços no sentido de retirar crianças e adolescentes dessa condição degradante e perigosa. Exigiu-se também a adequação dos municípios, transformando seus lixões em aterros sanitários. No entanto, essas medidas acabaram se mostrando insuficientes para resolver o problema como um todo.
“Embora se efetivassem medidas emergenciais, depois de algum tempo, as crianças, adolescentes e suas famílias acabavam retornando àquela condição desumana e degradante de trabalho e condição de vida.”
Resposta:
Resposta:Uma criança necessitada coletando lixo para ajudar sua família e suas necessidades.