Preciso de ajuda para compreender divisão celular.
Estou em dúvida em mitose. Gostaria de saber como, ao dividir, as células filhas ficam idênticas à célula mãe. Já sei que ocorre a duplicação do DNA, mas isso não ficou muito claro para mim.
Por exemplo, uma célula com material genético duplicado possuirá 2 DNA"s, assim para que as células filhas sejam idênticas à mãe, estas também deveriam ter 2 DNA"s.
Fiz muita confusão!!
Soluções para a tarefa
Existem duas fases na vida de uma célula: o momento em que ela se divide, e o momento em que ela não está se dividindo. Esse "resto de vida" em que ela não está se dividindo é chamado de intérfase (ou interfase).
As células que compõe seu corpo desempenham sua função durante a intérfase, isso é, um neurônio transmite impulsos nervosos, as células musculares se contraem e assim por diante durante essa fase. Essas células em intérfase são as "células padrão", o modelo que você considera para definir que as células filhas são iguais às parentais, já que é nesse estado que elas realmente colaboram para manter a vida.
As células, antes de se dividir, tem seu material genético duplicado, para poderem formar células filhas idênticas ao que elas eram antes, uma vez que ela terá que dividir toda sua composição em duas células novas. Quer dizer, se uma célula tinha, por exemplo, 1 DNA enquanto atuava na intérfase, para suas células filhas serem iguais a ela, estas deves também ter 1 DNA. Com esse objetivo, a célula parental produz outra molécula de DNA a partir da primeira, indo, para cada célula filha, apenas um DNA no final.
Obs.: Se quiser mais detalhes sobre a multiplicação do material genético, ou quiser saber as subdivisões da intérfase, comente que eu acrescento à resposta mais informações!
Outra dúvida, as cromátides irmãs representam 1 cromossomo com 2 DNA's?