Artes, perguntado por jacksonaantos71, 9 meses atrás

preciso de ajuda niss ae tropa

como vai você, geração 80 ?
obra de Beatriz milhazes- ( 1960)​

Soluções para a tarefa

Respondido por chambuka
4

Explicação:

Década de 80 no Brasil, jovens artistas com várias tendências artísticas, mas celebrando a vida e os passos iniciantes de um novo cenário politico.

Superando um período em que a criatividade ficou restrita à censura e a expressão artística policiada e deixando de lado a escola que durante a década de 1970, traziam movimentos como a arte conceitual centravam-se majoritariamente em obras esculturais “austeras”.

Com essa vontade contida, a coordenadoria, os professores e os alunos da Escola de Artes do Parque do Lage investiram em um plano educacional renovador e que promovia novas experimentações, mas com o objetivo de transformar o ensino e a divulgação das artes plásticas no Brasil.

Esse grito de liberdade artística, teve como abrigo a escola e possibilitou também a artistas de outros estados e a própria população um local para manifestações há muito tempo contidas.

Surge o grupo Geração 80 !

Geração 80 é o nome dado a uma tendência artística na arte brasileira durante a década de 1980.

Que em termos estéticos, a principal característica da geração foi o retorno à pintura mais subjetiva.

Essa movimentação culminou com a exposição “Como vai você, Geração 80?”, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1984, em que 123 artistas do Brasil (especialmente do Rio de Janeiro e de São Paulo) expuseram suas obras.

Não tinham a intenção de lançar manifestos, determinar modelos ou posturas unívocas, mas de mostrar algumas tendências artísticas que se manifestam no momento.

” Todas as cores, todas as formas, quadrados, transparências, matéria, massa pintada, massa humana, suor, aviãozinho, geração serrote, radicais e liberais, transvanguarda, punks, panquecas, pós-modernos, neo-expressionistas ….” estava ali representadas.

Artistas cariocas eram todos oriundos da Escola Parque Lage e os paulistas, em sua maioria, formavam um grupo vindos dos cursos de artes da Fundação Armando Álvares Penteado – Faap.

As origens leva a que alguns perguntem se essa seria mesmo uma mostra representativa da nova geração, já que se trata de uma exposição “carioca com apêndice paulista”.

Porém, a exposição torna-se uma referência importante para a compreensão de algumas direções tomadas pelas artes visuais na década de 1980.

O catálogo em edição especial da revista Módulo- julho de 1984, os curadores e críticos são unânimes em apontar a marca diferencial da nova geração, mesmo com toda a diversidade mostrada.

Respondido por lf0551960
0

Resposta:

uma exposição artista ocorrida entre 14 de julho e encerrada em 13 de Agosto de 1984, na escola de Artes Visuais do Parque da Lage, Rio de Janeiro. A exposição atraiu milhares de pessoas, conseguindo criar uma relação entre arte e público.

Perguntas interessantes