PRECISO DE AJUDA, ME AJUDEM,POR FAVOR
Então preciso de um resumo da técnicas de revezamentos,tipos ou estilos de passagem do bastão 4 x 100M e tbm a forma de passagem do bastão.
PRECISO MUITOO
SE VCS ME AJUDAREM EU DOU 5 ESTRELAS PRA CADA <3
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dependendo da distância do revezamento, existe uma forma particular para se
fazer a passagem do bastão.
Como existem duas classes de revezamentos, os rápidos (4 x 50 m, 4 x 75 m e 4 x
100 m) e os longos (4 x 400 m para cima), são utilizadas, então, duas formas de
passagem, uma para cada classe: a passagem não-visual ou "às cegas" e a passagem
visual.
Passagem não-visual ou "às cegas": Como já contamos, a técnica da passagem
do bastão visa uma realização extremamente rápida nas trocas entre os componentes
da equipe e qualquer procedimento utilizado este fim, que resulte em ganho de tempo,
deve ser aproveitado da melhor maneira. É por esse motivo que os revezamentos de
velocidade (4 x 100 m) utilizam a forma não-visual ou "às cegas" que recebe essa
denominação porque, no momento em que se está processando a passagem, o corredor
que recebe o bastão o faz sem olhar para trás, já sabendo da ação do companheiro, isto
é, toda a ação se efetiva automaticamente. Assim, são economizadas preciosas frações
de segundos, o que irá se refletir positivamente a esses motivos, para ser eficiente, a
passagem não-visual ou "às cegas" precisa ser muito treinada entre os quatros
elementos que compõem a equipe, para se tornar automática.
Passagem visual: Esta forma de passagem do bastão é característica dos
revezamentos longos (acima de 400 m), que não exigem tanta velocidade ao serem
efetuadas as trocas, visto que cada um dos corredores já está bastante cansado ao
aproximar-se do final da sua etapa de corrida, o que lhe impede de desenvolver ou
imprimir uma velocidade muito alta. Com isso, não se torna necessária a realização da
passagem do bastão com tanta rapidez, porque a reduzida condição do corredor que vai
fazer a entrega obriga o companheiro receptor a esperá-lo, olhando a sua ação, daí a
denominação de passagem visual.