Preciso de ajuda!!! Entre as reflexões sobre as diferentes perspectivas de narrativa histórica está a possibilidade de se construir uma história do ponto de vista dos "vencidos". Seria possível, por exemplo, narrar a história dos bandeirantes do ponto de vista dos "indígenas? Como seria essa história? I
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como bem sabemos, todas as histórias tem dois lados, mas quando se fala de uma guerra (ou algo parecido) sempre iremos ter a versão de quem a ganhou. Um exemplo claro disso seria na Revolução Francesa e o período do Rococó - onde as pessoas mais influentes utilizavam de obras para mostrar e exaltar seus bens, com medo de que no futuro não lembrassem ou distorcessem as suas realidades.
Porém, no contexto da história dos bandeirantes por meio de visões do povo indígena, seria complicado. Levando em consideração que desde a "descoberta do Brasil em 1500" os indígenas não tinham formas mais tecnológicas (levando em consideração a época) de fazer seus registros. Só teria uma forma de construir o ponto de vista dos indígenas: por meio de pinturas ou utensílios deixados.
ENTRETANTO, jamais teria a profundida explicativa ou detalhada dos fatos ocorridos. Seria um ponto de vista sofrido, já que os bandeirantes atuaram na captura de escravos fugitivos, destruíram os quilombos, buscavam e aprisionaram os indígenas, mapeavam os territórios e procuram pedras e metais preciosos.
Espero ter ajudado!
Resposta: Criar, inventar
Explicação: