Preciso de ajuda com uma pesquisa sobre a babosa:
Qual o clima preferencial da babosa
Qual o princípio ativo
Onde é mais encontrada
Agradeço desde já!!
Soluções para a tarefa
Qual o clima preferencial da babosa?
A babosa é de regiões com clima equatorial, subtropical, tropical, por isso ela prefere locais mais quentes. Ela é bem rústica, então tolera variações bruscas de temperatura, mas morre quando em temperatura abaixo de 4ºC.
Qual o princípio ativo?
Aloína.
Onde é mais encontrada?
A Babosa é uma planta nativa das zonas secas, do Sul e leste da África; naturalizada no norte da África. Está disseminada por muitos países de clima quente e úmido de quase todos os continentes. No Brasil encontra-se no sul, centro oeste e nordeste de preferência.
Resposta:
A babosa, também conhecida por aloé, babosa-grande, babosa-medicinal, erva-de-azebre, caraguatá, caraguatá-de-jardim, erva-babosa, aloé-do-cabo.
A babosa é uma planta herbácea, suculenta e que atinge até 1 metro de altura. É provável que sua origem seja africana.
História e Curiosidades
É uma das plantas medicinais mais antigas cultivadas, inclusive pelos judeus, que costumavam envolver os mortos com lençol embebido em sumo de babosa para a retardar a putrefação e extrato de mirra, para disfarçar o cheiro de morte. Dizem até que o corpo de Jesus Cristo foi embalsamado assim.
Dizem também que Cleópatra usava a babosa na pele e por isso era tão linda.
Características Folhas
Suas folhas são grossas, carnosas, suculentas, afinadas em direção à base, cerosas e com espinhos nas margens. As folhas, verde-azuladas, são dispostas em roseta e presas a um caule curto. Quando cortadas deixam escorrer um suco viscoso, amarelado e muito amargo.
Inflorescências
As inflorescências são longas e ficam acima das folhas. As flores são duráveis, muito visitadas por beija-flores e formadas principalmente durante o inverno.
Dicas de Cultivo Onde cultivar
É uma planta que deve ser cultivada no sol direto, ficando linda em jardins de pedra, isoladamente ou em grupos como bordaduras ou formando conjuntos no meio de canteiros. Podem também ser cultivadas em vasos e jardineiras.
Tipo de solo
É uma planta de muito fácil cultivo, pois é resistente a terras pobres e secas. A babosa gosta de solo arenoso e não precisa de muita água para sobreviver. No Nordeste do Brasil ela cresce naturalmente em algumas regiões.
Temperatura
A babosa também tolera baixas temperaturas do inverno, podendo ser cultivada em quase todas as regiões secas do Brasil.
Multiplicação
Para multiplicá-la, separe os brotos que nascem ao redor da planta mãe.
Propriedades Medicinais
A babosa é muito cultivada para fins medicinais e cosméticos, em cremes anti idades e shampoo,para combate a queda de cabelos e caspas,para a pele tem efeito rejuvenescedor e combate,e previne acne como suas cicatrizes.
Para os cabelos
Na medicina popular ela é muito usada por mulheres para tratar os cabelos.
Cicatrizante e antimicrobiana
A babosa tem propriedades cicatrizantes e antimicrobianas sobre bactérias e fungos.
Queimaduras e ferimentos
Como o sumo da babosa é muito cicatrizante, é usado em casos de queimaduras e ferimentos superficiais da pele. Esse gel claro acelera a cicatrização e reduz o risco de infecção.
Pode-se cortar uma folha e aplicar o sumo diretamente ou usar a parte interna como um pincel. Pode-se aplicar umas 2x por dia.
Hemorróidas
Para hemorróidas inflamadas, usam pedaços pequenos, sem a casca, como supositório.
Contusões, entorses e dores reumáticas
Para tratar contusões, entorses e dores reumáticas, geralmente é feito uma alcoolatura, misturando pequenos pedaços das folhas, aproximadamente 50g com meio litro de uma mistura da álcool e água e depois passada através de um pano limpo. Essa mistura pode então ser aplicada em forma de compressas e massagens nas partes doloridas.
Laxante
Pode-se fazer também uma mucilagem obtida das folhas cortadas e deixadas escoar por 1 a 2 dias, que é aproveitada pela indústria cosmética ou é posta para secar ao sol ou ao fogo até que saia toda a água até formar uma espécie de resina, que apresenta propriedades laxantes.
Úlcera péptica e para síndrome do intestino irritável
Graças ao poder curativo e protetor da babosa, ela também é usada internamente. Seu gel ou suco pode ser usado para úlcera péptica e para síndrome do intestino irritável.
Atenção!
Não use a babosa internamente se estiver grávida ou amamentando, nem se tiver hemorroidas ou problema renal.
Evite ingerir babosa em grande quantidade por que ela pode ser tóxica em altas doses. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose!
Aliás, é sempre bom consultar um médico ou fitoterapeuta antes de ingerir qualquer medicamento caseiro.
A babosa “verdadeira”, a Aloe Vera, tem as flores amarelas. A que tenho em casa é a Aloe arborescens, também conhecida por aloe-candelabro, áloe e babosa. E existe ainda a Aloe ferox, cuja floração é um pouco diferente e avermelhada. Todas são parentes e utilizadas da mesma forma.
Explicação: