preciso de 4 doencas causadas por protozoários :
agente etiológico:
transmissão ;
prevenção :
tratamento:
diagnóstico :
Soluções para a tarefa
Agente Etiológico: Trypanosoma Cruzi
Transmissão: As fezes do inseto Barbeiro depositadas sobre a pele humana.
Prevenção: Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas.
Tratamento: O tratamento da doença de chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde.
Diagnóstico: Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. O diagnóstico etiológico poderá ser realizado pela detecção do parasito através de métodos parasitológicos (diretos ou indiretos) e pela presença de anticorpos no soro
2 - MALÁRIA
Agente Etiológico: Plasmodium vivax
Transmissão: Picada do mosquito fêmea infectado do gênero Anopheles.
Prevenção: Uso de mosquiteiros, telas em portas e janelas, uso de repelente.
Tratamento: Após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.
Diagnóstico: É feito com a ajuda do exame microscópico das amostras de sangue.
3 - AMEBÍASE
Agente Etiológico: Entamoeba histolytica.
Transmissão: Por meio da ingestão da água ou dos alimentos contaminados pelas fezes contendo cistos de amebas.
Prevenção: Higienização correta de verduras e saneamento básico.
Tratamento: O tratamento para casos simples de amebíase geralmente consiste na prescrição de metronidazol por dez dias, administrado por via oral.
Diagnóstico: Cólicas, fadiga, fezes pastosas com muco ou sangue, dor retal. O diagnóstico é feito por meio de exame de fezes e laboratoriais para verificar a função hepática para determinar se houve danos ao fígado
4 - TOXOPLASMOSE
Agente Etiológico: Toxoplasma gondii
Transmissão: Contato com fezes de gato contaminadas ou consumir carne de aves e mamíferos mau passadas e com os cistos dos parasitas.
Prevenção: Não consumir carnes cruas e/ou mau passadas e não interagir com focos de areia desconhecidos, por serem possíveis aterros de fezes de gato.
Tratamento: Apenas tratamento para combater os sintomas. Pacientes com imunidade comprometida ou que já tenham desenvolvido complicações da doença (cegueira, diminuição auditiva) são encaminhados para acompanhamento médico especializado.
Diagnóstico: Para diagnosticar a toxoplasmose é necessário realizar um exame de sangue, onde será possível verificar se há os anticorpos combatentes típicos da toxoplasmose.