História, perguntado por marianny1496, 10 meses atrás

preciso de 20 perguntas com respostas sobre escravidão

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianadantas73
23

Resposta:

1- O que é escravidão?

É um sistema no qual pessoas são forçadas a realizarem todo o tipo de trabalho sob ameaça de morte

2- Quais os países que adotaram o regime de escravidão?

Países europeus como Portugal, França, Inglaterra e americanos como Brasil e Estados Unidos

3- Qual a diferença entre servo e escravo

Um servo é livre para trocar de senhor, um escravo é um objeto e pertence ao mestre

4-Por que Portugal aderiu à escravidão?

Porque era rentável e muito lucrativo

5- Quais foram os grupos étnicos escravizados?

Indígenas e negros

6-Por quê?

Por que era considerados inferiores

7- Quando a escravidão foi abolida oficialmente no Brasil?

1888

8- Você concorda que a escravidão acabou?

não, apenas mudou o termo

9- Quais os efeitos da escravidão?

Genocídio, violência, marginalização dos descendentes de escravos

10 - Como era a escravidão ?

Salários miseráveis, condições insalubres e carga horária desumana

11) Qual foi a região que recebeu mais escravos?

“No século XVIII o Maranhão foi um dos locais do Brasil que mais recebeu escravos. O Maranhão era o quarto maior recebedor de escravos em todo o território brasileiro, escravos negros africanos”, conta Carlos Penha Everton, professor.

12) Quanto tempo durou a escravidão no mundo?

A escravidão durou três séculos, de 1550 até 1888. Foram 300 anos de muita injustiça. Mas os escravos não aguentaram calados aquela situação desumana. Muitos deles fugiram para esconderijos no meio do mato, chamados de quilombos.

13)Quais são os números sobre trabalho escravo?

Desde 1995, quando o governo federal criou o sistema público de combate a esse crime, mais de 45 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo no Brasil. No mundo, a estimativa da OIT é que sejam, pelo menos, 20 milhões de escravos

14) Todas essas histórias sobre trabalho escravo mancham o nome dos produto brasileiros no exterior?

Pelo contrário, o Brasil é reconhecido internacionalmente pela Organização Internacional do Trabalho, pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, pelo governo dos Estados Unidos, entre outros países, como referência global no combate ao trabalho escravo e na adoção de um conceito de escravidão contemporânea que protege a liberdade e a dignidade do ser humano.

15)Quem usa o trabalho escravo?

No Brasil, 95% das pessoas submetidas ao trabalho escravo rural são homens. As atividades para as quais esse tipo de mão de obra é utilizado exigem força física, por isso os aliciadores buscam principalmente homens e jovens.

16)Quais as consequências da escravidão nos dias de hoje?

A escravidão no Brasil foi cruel e desumana e suas consequências, mesmo passados mais de 130 anos da abolição, ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade.

17)Por que o trabalho escravo ainda existe?

“O trabalho escravo ainda persiste porque nossa sociedade é profundamente desigual, relegando à miséria grande parcela de sua população” ... Segundo Helder Amorim, essas são marcas indeléveis de uma sociedade profundamente influenciada pela cultura escravagista, que naturaliza a desigualdade social.

18)Quem começou com a escravidão?

ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.

19)Como é o trabalho escravo na atualidade?

Trabalho escravo contemporâneo é o trabalho forçado que envolve restrições à liberdade do trabalhador, onde ele é obrigado a prestar um serviço, sem receber um pagamento ou receber um valor insuficiente para suas necessidades e as relações de trabalho costumam ser ilegais.

20)Quantas pessoas morreram durante a escravidão?

Outra informação que o banco de dados contesta é a de que um contingente igual ao dos mais de 10 milhões de escravos que chegaram às Américas morreu na travessia. O mapeamento indica que 12,5 milhões deixaram a costa africana durante o período da escravatura, ou seja, o número de mortos ficaria em torno de 2,5 milhões.

Espero ter ajudado!!

Respondido por arianecardosodasilva
4

Resposta:

Era isso que eu tava procurando e achei.

Explicação:

Vlw aí ❤️

Perguntas interessantes