Biologia, perguntado por muriloschelbauer, 8 meses atrás

preciso da resposta urgente!!!
Entre areia, argila, e húmus; Se você fosse escolher um solo para o cultivo de alimentos, qual deles seria o mais adequado? Justifique a sua resposta.
A matéria é ciências mais ñ tinha dai eu coloquei outra!!!


jamilewayhskuhn: A importância do húmus para a o solo é múltipla. Ele fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. O húmus também é fonte de carbono, nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias essenciais para o crescimento saudável dos vegetais.

Soluções para a tarefa

Respondido por felype666
1

Resposta:

O solo é o produto da ação dos seres vivos, e de fenômenos da natureza. Ele existe por causa do ciclo de nascimento vida e morte dos seres vivos. O ser humano utiliza o solo como base de construção de casas, ruas, avenidas e também para produzir o seu alimento através da agricultura.

Entretanto, o lixo produzido pelos humanos é jogado ou enterrado no solo causando sua poluição. A contaminação do solo traz doenças como verminoses (causadas por vermes) e intoxicação para o próprio ser humano. Procure não jogar lixo no chão e procure saber como reciclar. Um solo sujo também impede o crescimento de plantas e faz com que os animais adoeçam. Pense em como seria um mundo sem esse recurso tão especial

Respondido por tiagormendes
1

Resposta:

húmus

Explicação:

Húmus é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.

Através da ação de microrganismos (bactérias e fungos), associados ao trato digestório compartimentados desses anelídeos (boca, faringe, papo, moela, intestino, ânus), os detritos são macerados contra as partículas de terra também ingeridas, sendo parte dos nutrientes absorvidos e a outra inaproveitada, eliminada juntamente com a finíssima granulometria dos minerais.

Assim, o húmus é considerado o mais completo adubo, apresentando as seguintes características físico-químicas: não possui cheiro (inodoro), uma substância asséptica, rico em micronutrientes (ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro) e macronutrientes (potássio, nitrogênio, fósforo), além de possuir textura macia em razão da granulometria das partículas do solo (silte e areia).

Diante dessas propriedades, a formação do húmus (chamado humificação) repõe os minerais no solo, corrigindo a debilidade de nutrientes proporcionalmente às necessidades dos vegetais, tornando a terra mais estável e apropriada para as mais diversas culturas, ou seja, um excelente fertilizante.

Espero ter ajudado.

BONS ESTUDOS!!!

Perguntas interessantes