História, perguntado por kxsvin, 7 meses atrás

PRECISO DA RESPOSTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! ATÉ AUMENTEI O VALOR DOS PONTOS É URGENTE!​

Anexos:

kxsvin: era só uma ajudinha.
kxsvin: nunca pedi nada.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilcelive
1

Resposta:

A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente.

A situação agravou-se de tal forma que a quantidade de mortos excedia a quantidade de pessoas aptas a enterrá-los. A cultura medieval foi profundamente afetada pela atmosfera catastrófica provocada pela peste. Várias pinturas da época expunham imagens da chamada “dança macabra” ou a “dança da morte”, em que pessoas de várias ordens sociais eram representadas juntas, dançando com esqueletos que simbolizavam o potencial destrutivo da morte.

Como a ciência biológica ainda não havia se desenvolvido na época da peste negra, as causas da doença eram atribuídas a origens sobrenaturais e, principalmente, a “bodes expiatórios”, como povos estrangeiros, em especial os judeus, gerando, assim, além da catástrofe natural, uma grande tensão social.

A percepção do governo foi que o contato com os doentes contribuía para disseminar a doença fez com que as famílias parassem de se reunir à beira daqueles que estavam doentes. Reuniões de funerais também acabaram deixando de acontecer, e os que tratavam dos doentes passaram a utilizar roupas específicas, feitas de couro, para impedir que as secreções dos doentes penetrassem no tecido. Os médicos também passaram a utilizar uma máscara em forma de bico de pássaro, que era preenchido com ervas aromáticas. Acreditava-se que essas roupas evitavam a contaminação.

Com a expansão marítimo-comercial europeia, a escravidão que existia na África foi alterada com objetivos mercantis: o europeu passou a comprar e vender seres humanos com objetivo de conquistar vultuosos lucros.

Espero ter ajudado!


kxsvin: muito obrigado, ajudou bastante!
nilcelive: Por nada!
Perguntas interessantes