preciso da resposta agora dessa pergunta por favor, no meu livro eu não consegui acha então tá aí pra alguém responde por favor ;^;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos foram os movimentos populares que tiveram caráter abolicionista, como a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798), que ocorreu na Bahia.
Este movimento era formado principalmente por negros e profissionais liberais, desde alfaiates, sapateiros. Buscavam terminar com o domínio português e, consequentemente, pôr fim ao trabalho escravo no país.
Igualmente, a Revolta dos Malês se insere na luta dos escravos em obter melhores condições de tratamento e a liberdade.
Resposta:Leis Abolicionistas
"Explicação:
Lei do Ventre Livre (1871): declarava que todo filho de escrava nascida a partir de 1871 seria livre depois de um certo período de tempo. Segundo essa lei, o filho da escrava poderia ser liberto com oito anos e o dono receberia uma indenização de 600 mil réis ou, então, ele poderia ser liberto aos vinte e um anos, e o dono não receberia indenização.
Lei dos Sexagenários (1885): declarava que todo escravo com mais de sessenta anos seria liberto depois de trabalhar por três anos como forma de indenização.
Bill Aberdeen (1845): O Slave Trade Suppression Act ou Aberdeen Act, mais conhecido no Brasil como Bill Aberdeen,[1] foi um ato do Parlamento do Reino Unido, promulgado em 8 de agosto de 1845, que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano Atlântico.
Quais foram os líderes do movimento abolicionista?
O movimento abolicionista não contou com a liderança de uma pessoa na articulação da causa como um todo, mas contou com o envolvimento e liderança de diferentes pessoas que atuaram de diversas maneiras, em diferentes espaços e regiões. Entre essas pessoas podemos destacar os seguintes nomes:
Joaquim Nabuco: abolicionista que tentou conquistar o apoio de abolicionistas europeus e era defensor da realização de reforma agrária após a abolição.
André Rebouças: engenheiro e negro que foi tesoureiro da Confederação Abolicionista.
José do Patrocínio: negro e jornalista que redigiu o manifesto da Confederação Abolicionista.
Luís Gama: negro, vendido como escravo pelo pai. Após conquistar a sua liberdade, tornou-se jornalista e rábula (advogado sem formação)."