Psicologia, perguntado por tdashirofal, 6 meses atrás

Preciso da opinião de vocês.

O TEXTO É UM POUCO GRANDE.

Nesse último ano letivo eu tive "Ensino remoto" e de início, achei uma ótima idéia, fiz o máximo que pude mesmo enfrentado problemas com tonturas (Ansiedade).

Então no final do ano passado, fiz uma prova que somada com a nota das atividades resultaria na minha média da primeira unidade, mas aí quando começou esse ano, eu comecei a ter "Aulas online" (Ano passado eu só tive atividades), e foi aí que meus problemas começaram.

Comecei a perceber que eu não tinha aprendido nada, nem aperfeiçoado o que eu já sabia, ou seja, foi uma perca de tempo total, e continuava assim. Percebendo isso, eu estando no último ano para entrar no Ensino Médio decidi "desistir" do ano letivo atual e quando as coisas voltassem ao normal, eu iria estudar de fato, assim eu não teria problemas em chegar no Ensino Médio sem o aprendizado do 9° ano, eu iria perder um ano, de fato, mas eu teria meu aprendizado e não um monte de números em uma ficha.

Mas como eu só tenho 16 anos, sou muito limitado ao que meus pais pensam que é certo, e aí que meus problemas ficaram maiores.

Eles acham correto eu terminar esse ano letivo que não está agregando nada pra mim, e chegar no Ensino Médio despreparado, do que simplesmente dá uma pausa e começar meu 9° ano depois e chegar no Ensino Médio com todo ensino fundamental completo de fato.

Expliquei tudo para eles, mas infelizmente meus pais ficam limitados a suas visões rígidas da vida, eu não os culpo por isso pois tiveram uma infância terrível, com trabalho infantil pesado e sem direitos a brincadeiras, eram como adultos pequenos e cresceram achando que seu jeito de pensar é o certo para todas as ocasiões.

"Mas seus pais te amam e sabem o que é melhor pra você" Infelizmente as coisas não funcionam assim por aqui. Minha mãe pensa que um filho dar sua opinião ou explicar seu ponto de vista é rebeldia, e que não importa a situação, mesmo que alguém saia morto ela deve ser respeitada pelos filhos, como se fôssemos escravos, além disso ela é manipuladora e me chantageia demais em qualquer situação onde ela possa sair perdendo ou errada, nessa por exemplo ameaçou vender a casa ou me obrigar ir morar com meu pai em outra cidade com a mulher que fez eles se separarem, isso tudo se eu não seguir nesse ano letivo inútil.

E quanto ao meu pai, ele é pavio curto e acha que gritos e violência resolvem tudo, em situações anteriores ele me obrigou a ir para aquele lugar terrível, depois de ter me agredido, e dessa vez tenho certeza que não vai ser diferente, e não tem essa de tentar conversar, eles simplesmente não se importam.

Eu tenho certeza que ter meu aprendizado é mais correto e lógico do que só ir de cara pro IFBA (Ensino Médio) sem o conteúdo do 9° ano, e pelo visto vou ter que ligar pra polícia assim que meu pai chegar em casa, pra resolver isso na Justiça.

Mas óbvio que eu também não sou santinho, mas meus problemas que eles usam como motivos poderiam ter acabado a muito tempo. No caso se eu desistir desse ano vou ficar meses em casa sem fazer nada, (E é esse fazer nada que eles usam como motivo), mas eu não quero isso, já pensei em procurar emprego e até fiz currículos, mas a situação na minha cidade está complicada demais com essa pandemia, então prometi a eles que eu iria tentar estudar através da internet, por vídeos por exemplo, até tudo se normalizar e eu começar meu 9° ano de verdade, mas obviamente, eles não concordaram.

Já estou decidido a recorrer a Justiça, mas preciso de outras opiniões apenas para saber se eu sou tão ruim assim, ou se meus pais estão errados. Só pra lembrar que nada do que eu disse aqui foi inventado ou forçado, e eu também resumi uma boa parte da história toda, peço que se alguém responder, leve em consideração a lógica e a razão e se precisar de mais detalhes ou tiver dúvidas, pode perguntar, vou ter o prazer de ouvir sua opinião...

Soluções para a tarefa

Respondido por thatasiilva1811
1

Resposta:

então, por mais complicado que seja, recomendo que você pense com calma e veja todas as vertentes da situação, confere se você vai ter com quem ficar, uma pessoa de confiança, caso resolva recorrer a justiça, não acho que você esteja errado, mas, acho que deve pensar com mais cautela sobre tudo e decidir com calma se é realmente isso que você quer


tdashirofal: Já perdi as contas de quantas vezes fiquei pensando se isso era a melhor opção, mas já estou decidido pela sua resposta :).
tdashirofal: Ignora esse pequeno erro aí, eu ia dizer "Obrigado pela resposta" mas enviei sei querer.
thatasiilva1811: bom, espero que dê tudo certo pra ti então
Perguntas interessantes