Preciso 8 perguntas com respostas sobre governo da republica, historia URGENTE!
Soluções para a tarefa
Resposta:
01)
O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:
a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.
b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.
02)O primeiro presidente eleito da chamada “Nova República”, por meio das eleições diretas de 1989, foi Fernando Collor de Melo. Sobre o governo Collor, é incorreto dizer que:
a) foi interrompido por um processo de impeachment, em 1992.
b) teve como vice-presidente da República Itamar Franco.
c) deu início ao Plano Real, que criou a moeda de mesmo nome.
d) ficou marcado, no plano econômico, pelo confisco das poupanças dos brasileiros.
e) o movimento popular que contribuiu para o seu fim chamava-se “Caras pintadas”.
03)a história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:
a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.
04) É possível dizer que a Lei da Anistia, promulgada em 1979, durante o governo do presidente General João Batista Figueiredo:
a) foi aplicada apenas nos casos dos militares que cometeram crimes durante o Regime.
b) pode ser incluída no processo de abertura democrática pós-período militar.
c) foi aplicada apenas nos casos dos guerrilheiros, acusados de crimes de terrorismo pelo Regime.
05) Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:
a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das ideias de Augusto Comte e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso por meio da imprensa, levou os "casacas" a proclamarem a República.
06) Sobre o principal personagem da Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca, é correto dizer que:
a) nunca havia se envolvido em assuntos políticos até o dia 15 de novembro de 1889.
b) não era monarquista, haja vista que se recusou a lutar na Guerra do Paraguai.
c) não era republicano, mas era contrário ao gabinete imperial da época.
07) A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
b) Floriano Peixoto assumiu o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
08) Leia o trecho e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“Aconteceu, porém, que era difícil viver D. Pedro II a vida dupla que parece ter pretendido levar, indo piedosamente à missa no Brasil e fazendo o pelo sinal aos olhos das multidões brasileiras e, na Europa, ostentando espírito voltairiano; de modo que o Pedro II de feitio europeu – que talvez fosse dos dois o mais autêntico – terminou superando, dentro do próprio Brasil, o de algum modo antieuropeu e antiprogressista. Daí em crises como a dos bispos e a militar ter se comportado exatamente como qualquer político ou liberal, ou republicano e até anticlerical – empenhado em fazer valer o princípio da autoridade legítima sobre o da insubordinação.” (FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. São Paulo: Global, 2004. p. 217.)
No trecho acima, é correto dizer que Gilberto Freyre:
a) nega que D. Pedro II tenha tido qualquer tipo de responsabilidade na crise que levou o Império ao seu fim.
b) deixa claro que não era de bom tom o Imperador mostrar sua postura religiosa aos brasileiros.
c) ressalta que a ambiguidade política de D. Pedro II acabou por colocá-lo em litígio com algumas camadas da sociedade.