ENEM, perguntado por SulamitaPaixao1551, 1 ano atrás

[...] precisando impor-se socialmente, precisava combater a cultura medieval, no interior da qual ela aparecia somente como uma porção inferior e sem importância da população. Era, pois, necessário construir uma nova imagem da sociedade na qual ela ocupasse o centro, e não as margens do corpo social. Assim sendo, as grandes famílias que prosperavam com os negócios bancários e comerciais e os novos príncipes e monarcas começaram a utilizar uma parte de sua riqueza para a construção de palácios no centro das cidades. Esses financiadores de uma nova cultura eram chamados mecenas, isso é, protetores das artes. Seu objetivo não era somente a autopromoção, mas também a propaganda e a difusão de novos hábitos, valores e comportamentos. SE\/'CENKO. N. O Renascimento. Campinas: Uricamp. 1983 (adcptcáo). O processo de crescimento das atividades comerciais e das cidades durante o Renascimento estava relacionado com o declínio da(o) O a) ética burguesa. O b) aristocracia feudal. O c) monarquia nacional. O d) movimento científico. O e) cultura clássica.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
6
Olá,

Quando os "mecenas" começaram a emergir, pregaram novos valores e apreciação a arte e ao conhecimento, diferentemente da classe medieval até então dominante; a aristocracia feudal.

Os senhores feudais e suas famílias começaram a perder poder e influência, uma vez que o sistema feudal era baseado na agricultura e, aos poucos, com a constituição de estados capazes de montar exércitos, a existência dos feudos começou a deixar de ser necessária. Pois até então, tais feudos eram células de poder e proteção que "acolhiam" os camponeses.

Já no Renascentismo, as cidades e o comércio voltaram a prosperar, marcando o declínio da aristocracia feudal.

Portanto, alternativa correta: B.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes