Precisamos entender que a violência em nossa sociedade mostra-se presente nas falas das pessoas diariamente até mesmo na mídia, nos discursos políticos. “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, se expressa sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país que estão associadas:
A-a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
B-à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
C-à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
D-a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
E-à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É:
D-a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
Explicação:
A violência simbólica é um ato que coage e inibe as pessoas de se expressarem e de agirem no mundo. Portanto, é uma ação nefasta que deve ser controlada pelas normas jurídicas (D).
A violência física é aquela cujo agressor se beneficia da força para praticar atos de coerção, como: chutes, socos, empurrões e até a morte.
A violência psicológica é manifestada por palavras e gestos. Não há lesão física na vítima, mas há uma violência pautada nos xingamentos e na humilhação.
Já a violência sexual é cometida quando há abuso relacionado à prática sexual. Sendo uma violência que, geralmente, tem como vítima as mulheres, expressa o machismo e a misoginia através de atos repugnantes e criminosos.
A violência patrimonial se configura por furtos e roubos de coisa alheia. Além disso, há prejuízo quanto à destruição do bem alheio, ou seja, dano material.
Por último, há a violência moral, caracterizada pelo dano moral à imagem da vítima. Elementos que abarcam calúnia, injúria e difamação são recorrentes nesse ato típico.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15216135