“[...] Precisa-se de cursos profissionalizantes que atuem de forma mais ampla, não atendendo apenas as demandas do mercado, mas trabalhando para a formação de profissionais que possam também ser pessoas melhores, contribuindo para modificar as suas condições sociais, suas relações e atuações na sociedade, favorecendo a construção de um novo projeto de nação, menos desigual”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. Acesso em 1 de out. 2018. A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da superação do viés assistencialista atribuído à qualificação profissional, analise as seguintes afirmativas: I. Dentro desta perspectiva, não será possível buscar uma sociedade igualitária e equânime socialmente.
II. É necessário que a qualificação profissional vise apenas suprir a demanda do mercado de trabalho.
III. É preciso ser contrário à concepção de uma Educação Profissional economicista e dependente do processo de reprodução do capital.
IV. Para superar a visão assistencialista, a educação
Estão corretas as afirmativas:
A I e III, apenas.
B II e IV, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D I e II, apenas.
E I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
I, III e IV.
Bem, dialogando sobre o Plano Nacional de Educação, a partir da meta número cinco, vemos que a mesma tem como objetivo estruturar os processos pedagógicos nos anos iniciais além de instruir o projeto de avaliação nacional para estimular o sistema de ensino.
Além disso, os itens 5.3 e 5.4 tratam da seleção, certificação e divulgação das tecnologias educacionais assim como o apoio a alfabetização do campo, indígena e quilombolas, além do cuidado e fornecimento de educação para a alfabetização inclusiva e especial.
Até mais!
Perguntas interessantes