PRAZER DE EXISTIR Solte a imaginação e pense, nem que seja por alguns instantes, em como seria bom viver curtindo cada momento. Centrado e tranquilo, você não daria importância a pequenos problemas. Pelo contrário: diante de alguma dificuldade corriqueira, abriria um sorrisão daqueles e pensaria que, na vida, tudo se ajeita. Passaria mais tardes ao lado dos amigos queridos e da família. Ouviria mais as músicas de que gosta. Prestaria mais atenção na beleza que é um dia ensolarado de inverno. Ou no prazer de comer aquela torta deliciosa que só sua mãe sabe fazer. Daria risadas com frequência, principalmente de si mesmo. Encucaria menos com o amanhã e aproveita ria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não? Lá no fundo, você deve estar suspirando, imaginando que ninguém consegue viver tão intensamente, tão... vivamente. Engano seu! Erika Sallum. Revista Vida Simples, julho de 2004. 05. No trecho: "Encucaria menos com o amanhã e aproveitaria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não?", O termo "enfim" é um advérbio de tempo que pode ser substituído por: *
A)assim.
B)ou seja.
C)afinal.
D)em suma.
E)haja vista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
A substituição do termo "enfim" utilizado na frase, só pode ocorrer por um outro adverbio que também seja de tempo, sendo assim o único apresentado na alternativa é o advérbio AFINAL (LETRA C).
Os advérbios de tempo, quando utilizados tem a função de expressar uma circunstância dentro do texto geralmente associada ao tempo em que a ação ocorre.
No texto vemos que o advérbio "enfim" insere a circunstância de que o eu-lírico não perderia seu tempo com besteiras. Sendo assim, quando trocamos o "enfim" por "afinal" a frase não perde seu sentido.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás