Química, perguntado por ramosjooa, 6 meses atrás

Práticas pra uma cidadania sustentável

Soluções para a tarefa

Respondido por Simarrodrigues2
0

Resposta:

1 - Economize água e energia elétrica

O básico para começar a ajudar o meio ambiente é utilizar os seus recursos com sabedoria. Sabemos que no nossa planeta nenhum tipo de recurso é infinito, portanto, precisamos cuidar bem do que temos! Então nada de ficar tempo demais no banho, deixar a torneira aberta sem necessidade, manter as luzes acesas enquanto não estiver usando ou deixar plugadas na rede elétrica tomadas de equipamentos que não estão sendo utilizados.

2 - Reutilize água

Sabe aquela água que sobra da máquina de lavar? Que tá cheia de sabão e amaciante, mas que você morre de dó de jogar fora? Ainda dá pra utilizá-la! Ela serve pra lavar o seu quintal e até dar um tapa na sua calçada ;)

3 - Recicle seu lixo

Você já parou pra ver o quanto de lixo produzimos diariamente? São embalagens e mais embalagens de alimentos, latas, papéis, plásticos, cascas de frutas, restos de alimentos etc. Vamos ressignificar nosso lixo? Separe os materiais recicláveis (plásticos, garrafas, papéis, vidros, latas, entre outros) em sacolinhas apropriadas e os orgânicos (restos de comida, cascas, papel higiênico e fraldas utilizadas, entre outros) em outras, preferencialmente de cores diferentes. Também é possível reutilizar as cascas de frutas e de ovos para adubar as suas plantinhas, que tal?

4 - Consuma de forma consciente

Antes de comprar diversas “coisas” e “tendências tecnológicas”, sempre se pergunte: eu realmente preciso disso? Terá utilidade para mim e para minha família? Preciso comprar isso agora? O meio ambiente e o seu bolso vão te agradecer =)

5 - Reutilize folhas de papel

Sabe aquele trabalho escolar que você imprimiu no ano passado e tá guardado no armário, acumulando poeira? Aquele relatório que seu chefe adorou ver três meses atrás, mas que não precisa mais? Tudo isso pode ser reutilizado! Use o verso da folha para anotar recados e ideias, rabiscar, dê para crianças desenharem, imprima nos dois lados da folha ou utilize o verso para imprimir coisas que não são tão importantes e serão utilizadas para consumo próprio. Enfim, dá pra fazer tanta coisa!

6 - Deixe seu carro em casa

Utilize mais transporte público e outros meios que não poluem o meio ambiente, como bicicletas e patinetes elétricos. Comece a caminhar mais também! Além de conseguir ver coisas que passam despercebidas quando você está de carro, você desestressa e pode até perder aqueles quilinhos “a mais”.

Explicação:

Nas últimas décadas, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente têm sido pautas de interesse mundial, por isso todos os países, de alguma forma, têm investido esforços em diminuir os danos causados à natureza e protegê-la de ações que possam prejudicar a fauna e a flora de seus territórios. No Brasil, segundo o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988,

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Portanto, não é só um papel do governo preservar o meio ambiente, mas também é meu e seu. Você sabia que pode ajudar sua cidade a ser sustentável e atingir as metas do ODS 11 da ONU, que defende o desenvolvimento sustentável das cidades, mesmo agindo sozinho? É sério, suas ações têm mais impacto do que você imagina!

Perguntas interessantes