Pedagogia, perguntado por jeovana199, 10 meses atrás

práticas cotidianas na educação infantil​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucascgferreira
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Explicação:

pois têm um corpo capaz de sentir, pensar, emocionar-se, imaginar,

transformar, inventar, criar, dialogar: um corpo produtor de história e

cultura. Porém, para tornarem-se sujeitos precisam se relacionar com

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outras crianças e adultos. Estar junto aos outros significa estabelecer

relacionamentos e interações vinculados aos contextos sociais e

culturais.

As crianças pequenas se constituem sujeitos marcadas pelo

pertencimento de classe social, de gênero, de etnia, de religião, isto é,

todas as inscrições sociais que afetam as vidas dos adultos também

afetam a vida das crianças. Ao longo de suas existências vão

configurando seu percurso singular no mundo, em profunda

interlocução com as histórias das pessoas e dos contextos nas quais

convivem.

Além de promoverem sua formação através de suas interações,

as crianças também produzem culturas. Tal afirmação implica

compreender que, brincando, são capazes de agirem incorporando

elementos do mundo no qual vivem. Através de suas ações lúdicas, de

suas primeiras interações com e no mundo brincando consigo mesmas

e com seus pares, produzem outra forma cultural de estabelecer

relações sociais. Essas ações e interações, geralmente lúdicas, são

denominadas de culturas infantis e são transmitidas através de

gerações de crianças.

Ao considerar as crianças pequenas é preciso concebê-las como

um todo, incluindo a sua multidimensionalidade. Há uma tendência

educacional bastante comum, de dividir a compreensão integral das

crianças a partir do estudo em separado das áreas de desenvolvimento.

Uma das clássicas subdivisões utilizadas pela Pedagogia no momento

de elaborar as propostas pedagógicas é fragmentar e retirar as crianças

pequenas de seus contextos ao reduzi-las às áreas motora, afetiva,

social e cognitiva. Como se fosse possível fazer uma atividade motora

sem a presença da emoção e da cognição dentro das práticas sociais de

uma dada cultura. A Pedagogia, ao destacar e considerar apenas áreas

estanques, deixa de fora muitas outras dimensões, tão ou mais

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importantes, como a social, a imaginária, a cultural, a lúdica, a ética, a

estética extremamente importantes para a formação humana.

As infâncias

A infância somente existe em complementaridade ou em

contraposição aos demais grupos etários que nossa sociedade produz

isto é, as infâncias se definem em relação aos jovens e também aos

adultos e idosos.

A infância é uma das categorias geracionais mais recentes. É

claro, como dissemos anteriormente, que sempre houve crianças, mas

elas não eram reconhecidas como grupo social com especificidades

próprias. Foi ao longo dos últimos séculos que a idéia da infância como

período separado e diferenciado da idade adulta emergiu. Essa

separação e a polarização propiciaram, por um lado, a valorização do

pensamento de proteção das crianças, como a defesa contra a

exploração pelo trabalho ou o abuso sexual, mas, ao mesmo tempo,

constituiu um controle, às vezes excessivo, sobre as crianças.

O lugar de oposição das crianças frente aos adultos acentuou as

diferenças entre ambos porém, apesar de as crianças possuírem

características distintas das dos adultos, elas também têm pontos de

conexão. As crianças são criativas, sonhadoras e inventivas como

muitos adultos e também estão imersas em problemas e dúvidas como

todas as pessoas.

As relações hierárquicas entre os grupos sociais são uma

realidade perversa presente na história. Os grupos guerreiros

escravizavam os povos derrotados, os homens sempre tiveram grande

poder e controle sobre mulheres e crianças, assim como os brancos, a

partir de uma visão etnocêntrica, sempre se consideraram superiores a

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negros e amarelos. Porém, essas concepções e as práticas delas

derivadas, como a escravidão, a exploração e a submissão, vêm, pouco

a pouco, a partir das lutas sociais, se modificando. E as crianças, como

grupo específico, com pouco reconhecimento e poder social, necessitam

de aliados na busca pela cidadania e pelo direito ao respeito.

O encontro entre gerações, crianças e adultos, é extremamente

importante para o movimento histórico e cultural

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