PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS
O desinteresse dos alunos ao estudarem conceitos científicos é recorrente em ambiente escolar. Muitas vezes, os professores insistem no uso de técnicas e metodologias puramente expositivas, na qual o estudante apercebe-se apenas como um sujeito passivo durante o processo de aprendizagem. Há a necessidade de a escola incorporar o uso de ferramentas tecnológicas em práticas de ensino, com o objetivo de idealizar estratégias promissoras para a participação ativa dos estudantes Nativos Digitais durante o processo de aprendizagem.
Nesta perspectiva, imagine que você iniciou suas atividades na escola "Hora de Aprender", ao chegar foi abordado pela coordenação da escola que relatou a dificuldade de aprendizagem que a turma Z estava enfrentando. Nesse momento você lembrou que durante a sua graduação teve a disciplina de Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos cujo o objetivo é promover um ambiente de interação e reflexão com atividades experimentais ou não, sobre as mais diversas práticas de Educação Matemática. Então, imediatamente teve uma ideia para superar o problema de aprendizagem que a turma Z esta enfrentando. E assim, por meio de uma atividade ludica e interativa que proporciona um aporte teórico e prático aos estudantes, você decidiu construir um jogo digital para criar Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) virtual como forma de interação em sua prática pedagógica.
Para esta atividade será necessário utilizar uma ferramenta interativa e dinâmica. A ferramenta escolha foi o site , uma ferramenta gratuita de acesso público na internet. Para realizar esta atividade, você precisa seguir os passos:
1º passo
- Após acessar o site você deverá fazer um cadastro, lembrando que a ferramenta é gratuita. Explore a ferramenta sem medo e conheça as possibilidades;
- Clique em CRIAR ATIVIDADE;
- Você deverá escolher 01 (um) dos recursos disponíveis na ferramenta WORDWALL para construir a sua atividade, que poderá ser: Caça-palavras, Perseguição do labirinto, Questionário, Roda Aleatória, entre outros.
2º Passo
- Depois da escolha do recurso, você deverá elaborar um jogo digital como recurso para trabalhar a matemática e proporcionar meios para a aprendizagem de um (ou mais) conceito matemático por parte dos estudantes nativos digitais.
- A atividade deve estar relacionada à uma das unidades temáticas que trabalhamos em nossa disciplina; - Com a atividade pronta, você deverá compartilhar e gerar o link de compartilhamento.
3º Passo
- No formulário padrão da atividade MAPA, você deverá apresentar o nome da atividade, os objetivos, atemática que irá abordar e redigir um texto dissertativo de até 20 linhas que contemple a sua visão e experiência ao realizar a presente atividade e como o uso desse recurso em sala de aula pode auxiliar no processo de aprendizagem. Por fim, inserir o link de compartilhamento da sua atividade e anexar dois prints de tela do material que você elaborou, assim poderemos avaliar o seu trabalho.
Anexos:
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