Filosofia, perguntado por MilenaAvelar, 1 ano atrás

pra que serve o metodo socratico ?

Soluções para a tarefa

Respondido por fredson4
0
BATE-PAPOE-MAILBUSCA



UOL HOSTPAGSEGUROCURSOS ONLINEASSINE / SAC

PUBLICIDADE

Brasil Escola Cidades do Brasil Canal do Educador Guerras Vestibular Monografias

Brasil Escola

Esqueci minha senha Cadastre-se



BIOLÓGICAS

BiologiaDoenças e SaúdeEducação FísicaOdontologiaSaúdeSexualidade

EXATAS

Economia e FinançasEngenhariasFísicaInformáticaMatemáticaQuímica

HUMANAS

AdministraçãoArtesBiografiaBrasilEducaçãoEspanholFilosofiaFolcloreGeografiaGramáticaHistóriaHistória do BrasilHistória GeralInglêsLiteraturaONGPedagogiaPoemas e PoesiasPolíticaPortuguêsPsicologiaRedaçãoReligiãoSociologia

DIVERSOS

Acordo ortográficoAtualidadesConcursosConcursos PúblicosCuriosidadesDrogas

Meu Artigo » Filosofia » O método socrático

O método socrático

Por: Saulo Maurício Silva Lobo

CENTRO DE ESTUDOS DO COMPORTAMENTO HUMANO – CENESCH 
SAULO MAURÍCIO 
O MÉTODO SOCRÁTICO


Trabalho apresentado à profª Vílian Costa na disciplina Metodologia da Pesquisa em Filosofia como avaliação parcial do 1º período do curso de Filosofia. 


INTRODUÇÃO 

Quando se estuda filosofia nas faculdades, e muitas vezes em outros cursos ou até mesmo fora dos ambientes universitários, muito se ouve falar sobre Sócrates. Seus diálogos são constantemente citados, não raro como lições de moral. 

Entretanto, corre-se um sério risco de fazer de sua filosofia cópias ou imitações. Por isso, ao longo deste trabalho percorremos um caminho de análise do método de Sócrates. Procuraremos, então, perceber suas intenções ao seguir determinado caminho em detrimento de outros. 

Assim, observando-o com um olhar mais acurado, poderemos haurir de sua obra, algo mais que meros diálogos com fundo moral, aproximando-nos um pouco mais do Sócrates histórico e do que ele quis fazer em seu tempo. 

O MÉTODO SOCRÁTICO 

Sócrates nada de escrito deixou para que a posteridade pudesse conhecer seu pensamento. O que se sabe a respeito dele vem de discípulos e admiradores, que o exaltam (principalmente Platão e Xenofonte) ou de adversários, que o satirizam (principalmente Aristófanes). Quem mais nos fala sobre ele é mesmo Platão, seu discípulo, que narra os diálogos de seu mestre pelas ruas e praças de Atenas. É até difícil distinguir o que é pensamento de Sócrates do que é teoria de Platão na boca de Sócrates. Para ter mais segurança, é sempre bom comparar as diversas fontes para se chegar pelo menos mais próximo do Sócrates histórico. 



Perguntas interessantes