História, perguntado por GustavoCampos7, 1 ano atrás

pra que o uso de sombras nas pinturas renascentista

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2
Surgem duas técnicas diferentes de brincar com a luz e a sombra na pintura: o chiaroscouro e o sfumato. Essas duas técnicas são parecidas e, por isso, fáceis de se confundir:
- Chiaroscouro é o contraste entre claro e escuro sem uso de linhas de contorno.Serve para deixar a pintura mais suave, delicada. Nem todos artistas utilizavam essa técnica. Achavam que a luz na pintura deveria ser plena e difusa, ou seja, não deveria incidir em apenas um único ponto das formas mas sobre quase toda a superfície. De modo que o chiaroscouro no renascimento é muito sutil. Apenas no estilo barroco que vai ganhar destaque mesmo. Mesmo assim encontramos esse efeito em muitas pinturas. 

–Sfumato (ou esfumato) é a fusão gradual entre o tom mais escuro até o mais claro. Costuma-se dizer que as partes claras emergem das partes mais escuras.  Acredita-se que  foi uma técnica inventada por Leonardo da Vinci, embora muitos outros artistas a tenham utilizado. 

Ambas as técnicas criam o chamado "relevo escultural" na pintura, isto é, volume. Esse volume deixa as formas mais tridimensionais (como uma escultura) e, portanto, mais realistas. 

GustavoCampos7: vlw
GustavoCampos7: vlw
GustavoCampos7: valeu
Usuário anônimo: denada gatis
Perguntas interessantes