pra mim não faz diferença alguma nessa imagem não entendo a vírgula
Soluções para a tarefa
É que na primeira imagem é como se ele estivesse falando que comeria literalmente o avô dele e na segunda é como se ele estivesse convidando o avô dele para comer
Resposta:
Se existe uma vírgula é porque existe um motivo. Quando você diz que não vê diferença nenhuma, você está optando, conscientemente, por ignorar a vírgula.
A vírgula participa da sintaxe da frase. Sem vírgula, significa que a frase está em ordem direta: Sujeito + verbo + objeto.
Nós (sujeito oculto) + vamos comer (verbo) + o que vai ser comido (objeto direto). É por isso que vovó corre, ele não quer ser comido.
Com a vírgula, está determinado que o termo isolado por ela não é objeto direto, pois a vírgula jamais pode quebrar a ordem direta. Se não está em ordem direta, o termo está fora de lugar :
- Vovô, vamos comer!
O termo "vovô" é vocativo, o termo que evoca a pessoa com quem estamos falando.
Aí você vai dizer, coberta de razão: isso é uma piada, não muda nada na minha vida, ninguém vai se confundir e virar canibal por causa disso. Sim, a semântica nos permite, nesse caso, saber que vovô só pode ser objeto direto na piada. Por isso eu trouxe uma propaganda de um estabelecimento comercial que usou a vírgula errado. Ao usar a vírgula, mudou a função do termo isolado e a mensagem passada virou o OPOSTO do que se queria dizer. Sabe quem vai fazer essa análise sintática todo dias, às GARGALHADAS, na porta do salão? Os concorrentes...