História, perguntado por davidantas865, 10 meses atrás

PRA HOJEEEE O Index Librorum Proibitorum (Índice dos Livros Proibidos) era uma lista de livros que foi publicada pela Igreja Católica em 1559 e só revogada em 1966, pelo papa Paulo VI. Na lista, foram inseridos, ao longo desse período, os livros considerados contrários à doutrina e à moral do catolicismo. A esse respeito, responda às questões propostas. a) Explique o contexto político-religioso de sua primeira publicação. b) Explique o contexto político-religioso de sua extinção. c) João Calvino (século XVI) e Simone de Beauvoir (século XX) foram incluídos na lista de autores de livros proibidos. Aponte uma razão para que cada um desses autores tenha sido incluído na lista

Soluções para a tarefa

Respondido por gleyceellen29p44apd
22

Resposta:

a) A primeira versão do Index Librorum Prohibitorum foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 como uma defesa da Igreja diante da invenção da prensa e da Reforma Protestante, que ameaçavam a autoridade católica

b) O Index foi abolido em 1966 pelo Papa Paulo VI porque a vigilância sobre heresiais e outras formas de heterodoxia perdeu sua relevância e porque já era impossível para a Igreja supervisionar todas as obras impressas.

c) João Calvino foi um dos principais responsáveis pela expansão do Protestantismo na Europa e fundou uma doutrina que defendia que a bíblia fosse interpretada livremente pelos fiéis, que fossem realizados cultos simples em vernáculo e que a salvação era pré determinada por Deus (Teoria da Predestinação).

Já Simone de Beauvoir foi incluída no Index após o lançamento do seu ensaio "O segundo sexo" que defendia que a condição feminina é uma construção social que se desenvolve coletivamente - "Não se nasce mulher, torna-se" - o que ia contra ao que Catolicismo pregava.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
6

A - O contexto político-religioso foi o do crescimento do Protestantismo e também das perseguições promovidas pelas autoridades Católicas aos Protestantes, como forma de limitar a sua influência política e social.

B - Foi extinto na segunda metade do Século XX, quando a secularização (ou seja, afastamento dos princípios religiosos como guia da vida social) se tornou um fato incontornável no Ocidente, de modo que esta prática apenas fazia a Igreja Católica parecer "fora de lugar".

C - Calvino foi banido por representar uma ameaça política à autoridade da Igreja Católica e Simone de Beauvoir por defender posicionamentos éticos que contrariavam os princípios religiosos em relação às mulheres.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/6285345

Anexos:
Perguntas interessantes