História, perguntado por YungPedro, 6 meses atrás

PRA HOJE PFVVVV

1. Acerca da República Romana, é possível afirmar que: *
a) Era uma sociedade sem classes, que permitia uma rápida ascensão social pela compra de votos pelo Senado, a principal instituição da plebe romana.
b) Foi um grande Império, constituído onde hoje em dia localiza-se partes da França e da Alemanha.
c) Sua principal instituição política era o Senado, composto por indivíduos da classe aristocrática, que possuíam um mandato vitalício de seus cargos.
d) Apesar de ter sido composta por grandes heróis da História, teve fim no ano de 476 AC, quando foi invadida pelos Povos do Mar, em plena Idade do Bronze.
2. Em relação ao ofício de Cônsul desempenhado por cidadãos romanos, assinale a resposta correta: *
a) Era composto por duas pessoas que desempenhavam o cargo pela duração de 1 ano. Após o término, dois outros cônsules eram eleitos pelo Senado para desempenhar a função, sucessivamente.
b) Apenas um indivíduo exercia o cargo, detendo controle absoluto sobre o povo romano e exercendo livre autoridade sobre as decisões políticas da República.
c) O cargo era composto pelos membros do Senado, que, até o fim de uma década, detinham controle sobre a taxação, investidas militares e obras públicas de Roma.
d) O Cônsul, que era eleito por sufrágio universal, desempenhava um papel democrático, defendendo a ascensão social das classes menos favorecidas e a taxação das grandes riquezas dos cidadãos romanos.
e) O cargo de cônsul era semelhante ao cargo do ditador, que era responsável pela administração das províncias anexadas pela República Romana.
3. O historiador britâncio Adrian Goldsworthy, em sua obra Em nome de Roma, comenta a seguinte passagem, referindo-se à quando César assume o comando de procônsul das Gálias e da Ilíria: “É mais do que provável que tenha planejado uma campanha nos Bálcãs contra o reino forte e rico da Dácia (a região compreendida hoje, em parte, pela moderna Romênia). Então, uma oportunidade apresentou-se de forma repentina na fronteira da Gália Transalpina, e o foco do seu esforço de guerra voltou-se para aquela direção” (GOLDSWORTHY, 2016, p.200-1).De acordo com os ensinamentos da aula, qual foi a “oportunidade” que se apresentou a Júlio César, chamando sua atenção e preparando o terreno para a deflagração da guerra da Gália ? Assinale a opção correta. *
a) A chegada do líder militar Aníbal pelos alpes com seu exército, indo em desacordo com a legislação de Roma.
b) A invasão dos Bárbaros à república, no evento que ficou conhecido como a “Queda de Roma”.
c) O pedido de travessia do povo Helvécio por terras da República de Roma, para chegarem de maneira segura à Gália.
d) A expulsão do cônsul Marco Bíbulo de seu ofício pelo Senado Romano.
e) A revolta popular que visava a liberação da Plebe Romana do pesado jugo das classes aristocráticas.
4. A partir da disciplina de História dos dias de hoje, o que podemos considerar um aspecto importante da obra de Júlio César para os estudos sobre o passado? Assinale a opção incorreta. *
a) A narrativa de César demonstra como a escrita de uma história com base em interesses pessoais pode estar por trás de elementos da escrita.
b) César deixou anotações importantes para os estudos de hoje sobre os costumes militares dos romanos, os costumes culturais e religiosos dos gauleses e dos germanos, além de descrições importantes dos diferentes grupos étnicos do período, que moravam fora da república romana.
c) A obra de César é muito importante para a constituição da História das Guerras Púnicas, visto que o historiador grego Políbio só nasceria décadas após seu acontecimento. César, por estar próximo dos acontecimentos, pôde descrever mais fielmente os fatos ocorridos.
d) Com base na narrativa de César, podemos estipular a importância de sua obra como ferramenta para a ascensão de seu prestígio em Roma, aonde voltou após as guerras para assumir o posto de ditador.

Soluções para a tarefa

Respondido por jamile20210080143600
0

Resposta:

b)

minha amiga falou quê ela acertou na prova

Perguntas interessantes