Geografia, perguntado por agnesconceicaoporto, 10 meses atrás

pra hoje pessoal me ajudemmm pfv​

Anexos:

agnesconceicaoporto: tem certesa q ta certo

Soluções para a tarefa

Respondido por 1967x
0

Resposta:

Explicação:

1- OS MAPAS ESTÃO EM ANEXO

2-

Relevo

O relevo da Oceania é bastante diversificado, nele podemos identificar formações geomorfológicas como a cordilheira australiana. Além disso a Austrália, que compõem cerca de 90% do território da Oceania, apresenta formações planálticas antigas que ocupam grande parte do país.

A Austrália é um enorme maciço antigo e, como se encontra no centro da placa tectônica Indo-australiana, não possui dobramentos modernos nem vulcões ativos. Sua superfície é composta basicamente de extensos planaltos rochosos, elevações montanhosas suaves e bacias sedimentares ao longo dos vales dos rios.

No relevo da Oceania existem quatro grandes unidades geomorfológicas: o escudo australiano, a geossinclinal da Tasmânia, os arcos melano-zelandeses e o próprio Oceano Pacífico. Os territórios mais antigos são do escudo pré-cambriano, no oeste e no centro da Austrália. Os maciços de Hamersley, a noroeste, e de Kimberley, ao norte, bem como a região central de Alice Springs, afloramentos desse escudo, que em outras áreas é recoberto por sedimentos de idades diversas, inclusive do período quaternário.

Clima e Localização

A Oceania é o único continente que esta localizado nos quatro hemisférios do globo. Ela esta compreendida entre a Zona Temperada do Sul e a Zona Intertropical, com a presença dos climas árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial.  

Vegetação

Quanto a vegetação, a Oceania apresenta florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.

3. População total da Oceania

40 117 432 habitantes

4. TURISMO

O turismo na Austrália deve seu sucesso ao crescente número de estudantes que participam de programas de intercâmbio. Embora o objetivo do intercâmbio sejam os estudos, os estudantes são turistas nas horas vagas que, além de permanecer maior tempo no país, trazem seus parentes para visitas periódicas ao país.

A Austrália juntamente com a Nova Zelândia são considerados os melhores países do mundo para se viajar por estradas. O turista encontrará  todas as facilidade em qualquer parte que estiver. Tudo é extremamente simples e funcional. Essa simplicidade, é fruto de anos de planejamento turístico por parte dos governos estaduais, e de muito trabalho por parte da população local, que adora mostrar sua cidade, e tem orgulho do pedaço de Austrália em que mora. Por isso, o turista sente-se bem vindo e relaxado, sem ser explorado, e com a certeza de que sera tratado com respeito e carinho, típico do Australiano. Em qualquer parte da Austrália, a grande maioria das pessoas está sempre pronta para lhe ajudar, e fornecer indicações ou direções de ruas ou rotas à seguir. O resultado é dos mais prazeirosos possíveis.  

5 – Economia

A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.

O Produto Interno Bruto da Austrália, por exemplo, era de 1,5 trilhão em 2012; o da Nova Zelândia era de 171 bilhões, enquanto o das Ilhas Fiji era de quase quatro bilhões. É claro que essa gigantesca diferença não está somente no nível de desenvolvimento, mas também na diferença territorial e populacional, haja vista que um país com as dimensões e número de habitantes da Austrália tem mais condições de produzir riquezas que aqueles locais que se resumem a um conjunto de pequenas ilhas. Por outro lado, a Austrália e a Nova Zelândia são grandes produtoras de alimentos, constituindo uma agropecuária avançada e extremamente mecanizada, que se vincula a um elevado parque industrial alimentício.

No território australiano, destaca-se o cultivo de tabaco, vinho e trigo, contando também com reservas de gás natural, carvão, urânio, minério de ferro, ouro, cobre e muitos outros. É, por conseguinte, um dos países que mais recebem investimentos estrangeiros no mundo. Destacam-se na Economia da Austrália as atividades do setor terciário, que correspondem a quase 70% da produção local de riquezas. As exportações direcionam-se majoritariamente para a Ásia, com destaque para a China, que recebe uma grande quantidade de combustíveis australianos.

6- A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".

Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

Anexos:

1967x: MELHOR RESPOSTA POR FAVOR
1967x: OBG
Perguntas interessantes