PRA HOJE ME AJUDE PFFVV!!!
*A MOÇA TECELÃ*
1- Pesquise o significado da palavra Tecelā e depois justifique o título do texto.
2- 0 texto acima faz parte do gênero textual conto, uma narrativa que costuma apresentar os seguintes aspectos: personagens, foco narrativo, espaço e tempo. Reveja-os no texto e responda às perguntas:
a- Quais são as personagens presentes no texto?
b- Trace o perfil do caráter dos personagens.
c- Quando se dá o início do conflito entre os personagens?
d- Como a personagem principal soluciona o conflito?
3- Justifique com elementos do texto esta afirmação: "O tema predominante do conto é o trabalho feliz em função das necessidades básicas e legítimas em oposição ao trabalho estressante, que tece os caprichos da ambição alheia":
4- Podemos dizer que o relacionamento entre a moça tecelă e seu marido era abusivo? Justifique sua resposta:
5- O conto "Uma vela para Dario" tem por objetivo realizar uma crítica em relação à sociedade. Qual seria essa crítica?
6- A reescrita textual consiste em recontar por escrito uma história já conhecida, com suas palavras, enriquecendo-a ou suprimindo alguns detalhes, conforme interesse objetivo dos autores. Essa práticacopiar o texto, mas em usar a mesma história, contando-a com suas palavras, acrescentando ou retirando elementos, colocando diálogos, descrevendo melhor os cenários, sem mudar a essência do que é narrado. Após a leitura atenta do conto "Uma vela para Dario", reescreva esse conto dando um outro final para Dario.
Soluções para a tarefa
Vamos rápido!
A MOÇA TECELÃ
1- O significado é aquele que trabalha tecendo fios, no tear; tecedor. Quer dizer, que a moça que se menciona no título trabalha no tear, tecendo fios.
2-
a) Os personagens eram a Moça e o Moço
b) A moça, no conto, é delicada, sensível, criativa, simples, não tem ganância, vive feliz em sua vida, dependendo afetivamente e socialmente só de si mesma. Já o homem, ambicioso, ganancioso, dominador e autoritário.
c) Quando o homem entrou na vida da moça, com todos os seus desejos, não os mesmos da moça, mas, desejos materiais, não os de felicidade, mas de enriquecimento supérfluo.
d) A moça teve a autonomia de tomar sua vida para si, “desfez” o homem de sua vida, segurou a lançadeira ao contrário, e jogando-a veloz de um lado para o outro, começou a desfazer seu tecido.
3-
4- Sim, pois o homem, não a desejava, mas sim, tudo o que ela podia lhe proporcionar, lhe oferecer com seu mágico poder de tecer a vida, ele não admitiu a moça ter esse poder, não lhe cabe, o homem sentiu-se ameaçado, enclausurou-a.