Geografia, perguntado por deivinho77, 6 meses atrás

Pra conseguir entender a história da evolução do planeta, nós precisamos voltar ao início do sistema solar, cerca de 4,7 bilhões de anos atrás.

Depois de todo aquele processo da fusão dos asteroides e até mesmo da Terra, que era apenas uma massa muito quente, aconteceu algo incrível que fez a Terra se tornar majoritariamente azul, como a conhecemos hoje em dia, que foi uma chuva de meteoros que caiu na Terra durante cerca de 20 milhões de anos, e cada um desse trazia uma pequena quantia de água em forma de gelo.

Depois de várias mudanças conforme o tempo foi passando, e nisso se vão milhões e milhões de anos, com toda a alteração que acontecia na atmosfera, chegou uma hora em que o planeta estava quase completamente coberto de água.

Junto disso, a crosta começou a se dividir por causa do movimento das placas tectônicas, e todas as ilhas vulcânicas que existiam aqui se juntaram e formaram um continente gigantesco.

Depois, uma camada de gelo de 3km de espessura atingiu a superfície, mas o núcleo se mantinha aquecido durante esses acontecimentos. E então, foram criados mais vulcões, que derreteram o gelo e liberaram gases na atmosfera, fazendo ela ficar tão fechada que nem o Sol conseguia penetrar, o que fez com que o gelo resistisse muito mais.

Com essa quantidade de gelo derretendo, foi liberado uma enorme quantidade de oxigênio na atmosfera, criando uma condição perfeita para se desenvolver vida na Terra.

Em 15 milhões de anos, uma espécie aquática sai da água e começa a conseguir ficar fora da água por muito tempo, desenvolvendo patas e respirando oxigênio, dando origem ao primeiro animal terrestre, um réptil.

Depois deles evoluírem até os antigos Dinossauros, apareceram novos vulcões, e todos os animais dessa parte da evolução da Terra morreram com lava os gases que ela liberava, e no resto do planeta, a chuva ácida e as cinzas dos vulcões mataram quase todos os seres vivos, apenas sobrando cerca de 5% deles vivos.

Os únicos sobreviventes foram os mamíferos, porque eles viviam debaixo da terra, e eles conseguiram se adaptar ás condições do planeta, e conseguiram seguir a evolução.

Porém, os continentes foram tomando forma, e a Índia se chocou com a Ásia, e, nesse espaço do planeta no qual os morros e montanhas impediam a água do oceano índico de correrem, os macacos começaram seu processo de evolução, até chegar nos primeiros seres humanos.


APONTE AS PRINCIPAIS PARTES DO TEXTO. ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR É PRA AMANHÃ!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta: Terra, que era apenas uma massa muito quente, se tornar majoritariamente azul, como ja sabemos, que foi uma chuva de meteoros que caiu na Terra durante cerca de 20 milhões de anos, e cada um desse trazia uma pequena quantia de água em forma de gelo

Conforme o tempo passou ela (Terra) foi se modificando, ficando coberto por agua,  a crosta começou a se dividir por causa do movimento das placas tectônicas

uma camada de gelo de 3km de espessura atingiu a superfície, mas os  vulcões, que foram criados depois. fez com q o gelo derretesse fosse liberado gases na atmosfera, quanto mais gases eram liberados mais seria as chances de desenvolvimento na Terra,

Em 15 milhões de anos, uma espécie aquatica apareceu, depois foi evoluindo e criando especies, mas morreram varios devido a certos acontecimento, só conseguram sobreviver qm aqles tinham capacidade de se adaptar

Explicação:

Perguntas interessantes