Pq que os vírus não são considerados seres vivos
Soluções para a tarefa
Tendo conhecimento sobre as características de um ser considerado vivo, e tendo uma noção das características dos vírus, não podemos afirmar que os vírus não são seres vivos.
- E por que ?
Para um ser, ser considerado vivo, em primeiro lugar, ele precisa possuir células que são a unidade básica e fundamental de qualquer ser vivo, tudo que é vivo possui células, e os vírus são seres acelulares, ou seja, não possuem células, além disso, todo ser vivo possui metabolismo próprio, entretanto, os vírus não possuem metabolismo próprio, além disso, todo ser vivo possui a capacidade de gerar descendentes, ou seja, de se reproduzir, e os vírus não possuem essa capacidade, portanto, nessas características, o vírus de fato não pode ser considerado vivo.
- Porém...
Todo ser vivo possui material genético, que são o DNA e o RNA, e os vírus possuem ácidos nucleicos, no caso dos vírus que possuem DNA, são chamados de adenovírus, e no caso dos vírus que possuem RNA são chamados de ribovírus. Além disso, é de suma importância para a nossa sobrevivência, que o nosso DNA sofra mutações, que são alterações nas sequências de bases nitrogenadas que compõem nosso material genético, e os vírus sofrem muitas mutações.
- Mas perceba que interessante :
Caso os vírus infectem uma célula, ele toma o controle da célula e consegue fazer a célula produzir novos vírus para sair infectando outras células, além disso, o vírus faz uso de toda uma maquinaria celular, utilizando organelas como ribossomos para produzir novas proteínas virais, e por tabela, acabam por adquirir um metabolismo.
- Mas essas não são características de um ser vivo ?
Sim, e foi analisando essas características, que os cientistas chegaram na definição que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles necessitam da célula para sobreviver obrigatoriamente, e dentro das células, acabam por possuir características que fora dela, não possuem.
Em suma, a partir das características dos vírus, podemos afirmar que em determinados pontos de vista, os vírus podem ser sim classificados como seres vivos.
Bons estudos e espero ter ajudado :)