Pq o Vírus SARS reaparece? prejudicando aves, patos , gansos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Coronavírus são uma família de vírus que causa infecções respiratórias e está dividida em quatro grandes grupos: Alpha, Beta, Gama e Delta, que infectam diferentes grupos de hospedeiros. Em dezembro de 2019, o COVID-19, um Betacoronavírus relacionado aos tipos que causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), atingiu a população humana de Wuhan, na China, e desde então vem se espalhando pelo mundo. Contudo, a chance de o COVID-19 infectar aves é muito remota. Investigações após o surto de SARS em 2002, 2003 o encontraram apenas em mamíferos. Portanto, há uma grande probabilidade de o COVID-19 também ser um vírus de mamíferos e estar se espalhando somente pelo contato entre humanos.
Já os Coronavírus que infectam aves são monitorado há muitos anos nos criadouros domésticos devido ao seu possível impacto na produção e na economia. Porém, em aves silvestres, há poucos estudos disponíveis. O artigo “Divergent coronaviruses detected in wild birds in Brazil, including a Central Park in São Paulo” (Coronavírus divergentes detectados em aves silvestres no Brasil, inclusive em um Parque no Centro de São Paulo, em português), publicado na revista Veterinary Microbiology em 2019, apresentou uma retrospectiva da presença de um Coronavírus conhecido como Vírus da Bronquite Infecciosa (IBV) em aves silvestres no ambiente natural. Das 746 aves amostradas, coletadas de 2006 a 2013 em diferentes regiões do Brasil, apenas 6 tiveram a presença de Coronavírus dos grupos Delta e Gama confirmadas, nos estados do RS e SP.
Muitos grupos de aves migratórias passam por localidades na América Central, nos Estados Unidos e no Canadá antes de chegarem ao Brasil para passar o período não reprodutivo nos trópicos. Um dos locais de pousio no Brasil é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), no qual a pesquisa detectou a circulação Coronavírus em aves migratórias como o talha-mar (Rynchopus niger), o maçarico-branco (Calidris alba) e o maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis). A pesquisa também encontrou o Coronavírus em três indivíduos de ganso-chinês (Anser cygnoides) no Parque Ibirapuera em São Paulo.