pq o sudeste brasileiro e tão desenvolvido industrialmente
Soluções para a tarefa
O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Já no final da década de 1920, aconteceu a grande crise do Café, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram na indústria, foi aí onde tudo começou.
Uma grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para a região para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
A região já tinha toda uma estrutura de transportes, uma vez que as infraestruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.
Aqui na época tinha um grande número de mão-de-obra imigrante presente, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.
No final das décadas de 40 e 50 houve também a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na região sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras.
Sendo assim com o desenvolvimento do transporte, os setores industriais e economia de toda a região e também do Brasil foram atingidos positivamente. Isso atraiu muita gente, fazendo com que a migração no sudeste ficassem quase desenfreada, esse aumento populacional gerou um maior fluxo de mercadorias e de matéria prima.