pq o autor afirma que a expediçao de Martim Afonso marcou" um momento de transição entre o velho e o novo período"? a que esse momento o autor se refere?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao Brasil.
A esquadra de cinco embarcações, bem armada e aparelhada, reunia quatrocentos colonos e tripulantes. Comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha uma tríplice missão: combater os traficantes franceses, penetrar nas terras na direção do Rio da Prata para procurar metais preciosos e, ainda, estabelecer núcleos de povoamento no litoral. Portanto, iniciar o povoamento do "grande desertão", as terras brasileiras.
Para isto traziam ferramentas, sementes, mudas de plantas e animais domésticos.
A expedição de Martim Afonso de Sousa marcava a transição entre o velho e novo período, haja vista que o navegador começaria então a organizar o Brasil através da distribuição de terras e do combate aos invasores, sobretudo os franceses, que desejavam obter uma parte do Novo Mundo.
A expedição de Martim Afonso de Sousa
Amparado pelo então imperador D. João III, Martim Afonso de Sousa tinha total autonomia para gerir aquele novo e disputado território, assim, para que sua missão se mostrasse eficiente, ele precisou instituir donos que seriam capazes de manter atividades agrícolas e combater possíveis invasores, tendo então iniciado as capitanias hereditárias.
Esse modelo de distribuição de terras por mérito e não por compra já era aplicado por Portugal em outros lugares, no Brasil, tendo sido responsável pelas formações latifundiárias.
Mais sobre os empreendimentos de Martim Afonso de Sousa: brainly.com.br/tarefa/4547970
#SPJ2